capa_minimalismo_wp
Decoração Design Estilos

Como decorar no estilo minimalista?

Oiê, antes de começar a pensar na decoração, é preciso pensar no nosso estilo de vida. Será que você vive ou gostaria de viver no estilo minimalista?

O minimalismo é sim um estilo estético, mas diferentemente de outros estilos, ele está relacionado a uma filosofia de vida, tendo assim algumas semelhanças com o estilo Japandi.

Não é pra qualquer um!

E ele não vai funcionar pra qualquer pessoa, porque você não pode ser uma pessoa super consumista e que acumula muita coisa, é necessário ter apenas aquilo que é essencial. Então é preciso se livrar de coisas que não são essenciais, e tudo aquilo que for adquirido deve ter um devido propósito na nossa vida.

Visual limpo

Sabe quando um ambiente tem tanta coisa, que o cérebro até demora para interpretar cada item? Então, para ter uma decoração minimalista, você busca por um visual limpo, superfícies planas, linhas retas… Naada que seja super chamativo e que tenha muitos ornamentos… Isso simplifica o visual no ambiente.

design minimalista - Como decorar no estilo minimalista?

Móveis discretos

Então dê preferência para gavetões, armários com poucos ornamentos, que não tenham puxadores aparentes ou então que sejam discretos, ou seja, móveis com poucos detalhes… Tudo isso vai ajudar a criar um visual mais limpo no ambiente.

Organização

E tudo aquilo que for pequeno e que não precisa tá exposto, guarda! Guardar as coisas, ajuda a organizar o espaço e ainda diminui a poluição visual no espaço como um todo!

organizacao - Como decorar no estilo minimalista?

Iluminação natural

Aproveita também ao máximo a luz natural no ambiente, isso quase sempre ajuda, porque ela regula nosso ciclo biológico, nos proporciona um bem estar, uma predisposição mental e física e além de tudo ajuda a gente a economizar energia elétrica. Ou seja, luz é VIDA!

iluminacao natural4 - Como decorar no estilo minimalista?
iluminacao natural3 - Como decorar no estilo minimalista?

Texturas e estampas

Outro recurso que você pode utilizar para decorar no estilo minimalista é brincar com texturas e estampas. Mas não qualquer uma! Escolha modelos e padrões mais discretos… nada que chame MUITA atenção. 

Você pode escolher texturas através de tecidos, em algum revestimento, papel de parede, em materiais… AH, e procure manter as cores na paleta de cores escolhida.

texturas - Como decorar no estilo minimalista?

Paleta de cores

Pois é, ter uma paleta de cores em mente também é importante e vai te ajudar. Não existe uma regra para uma paleta de cores minimalista, mas lembre-se de seguir o conceito de nada ser muito chamativo, ter em mente um visual sempre limpo… 

Então uma dica é escolher entre cores neutras e cores que não sejam tão vibrantes. De preferência que tenham poucas variações de cores… lembra que menos é mais no caso de uma decoração minimalista!

Plantas

E com as plantas é a mesma coisa… Elas são sempre bem vindas, porque elas também trazem vida no ambiente. Mas de preferencia, escolha plantas que tenham um design mais limpo, sem flores, com folhas largas ou entao com poucas folhas. E os vasos também, é melhor que tenham poucos detalhes e cores…

Crie pontos focais

E como o espaço fica bem mais limpo e com poucas coisas chamando atenção, você pode criar alguns pontos focais, como alguma peça de arte ou algum objeto que seja afetivo pra você. Assim os destaques no ambiente serão apenas de peças intencionais. Você no controle das coisas que merecem a devida atenção! 

ponto focal - Como decorar no estilo minimalista?

O estilo minimalista estético é isso. Porém é um reflexo de um estilo de vida, onde se vive apenas com as coisas que são essenciais e que agregam valor no nosso dia a dia.

Espero que você tenha gostado desse post! E se quiser, veja o post em vídeo aqui em baixo, que deixei umas diquinhas extras! Um beijo e até o próximo post! 🙂 

Você também pode gostar...

1 comentário

  1. […] Então me inspirei nos cenários do Super Mário, que tem várias desses formatos ao longo das fases, e conclui que faria 2 diferentes tamanhos e em 2 tons de verde, sem muitos detalhes, bem minimalista mesmo. […]

Deixe uma resposta