anteparo - Anteparo de papelão
Decoração DIY Materiais Tutorial

Anteparo de papelão

Tá difícil decorar com pouco por aí? Então no post de hoje eu quero compartilhar um projeto que eu criei gastando bem pouco, mas botando a mão na massa! Com algumas caixas de papelão e tecido eu criei um anteparo de papelão, que poderia muito bem virar uma divisória de ambientes. Então vem, que eu vou mostrar como foi todo o passo a passo!

Concepção

Para o formato do meu anteparo, eu pensei em criar uma forma simples, que não seria muito complicado para fazer os recortes, mas que também fosse interessante. 

Então me inspirei nos cenários do Super Mário, que tem várias desses formatos ao longo das fases, e conclui que faria 2 diferentes tamanhos e em 2 tons de verde, sem muitos detalhes, bem minimalista mesmo.

wp 03b - Anteparo de papelão

Preparar o papelão

Pra começar, eu escolhi as caixas que seriam mais adequadas para o meu projeto. Então peguei as maiores caixas que tinha em casa, já que eu queria fazer um anteparo relativamente alto (1,80 a 2,00 m), de forma a ter menos remendos. 

Depois disso comecei a cortar com um estilete ou tesoura de forma a ter o menor número de peças possíveis, para a peça se manter mais estável, com menos remendos. 

Com uma trena simples fui medindo e recortando o papelão de acordo com o formato que eu queria.

wp 04 - Anteparo de papelão
Recortando o papelão

Criando os remendos

Mesmo que eu quisesse criar uma peça única, não era possível com o que eu tinha disponível. Então tive que fazer alguns remendos nas peças. Com o que eu tinha em casa, consegui criar 2 camadas de papelão e utilizei alguns pedaços menores para criar alguns reforços nas áreas mais frágeis como as dobraduras. 

wp 08 - Anteparo de papelão
Espessura do papelão que usei

Confesso que ficaria muito melhor se pudesse fazer umas 4 camadas de papelão (pelo menos com a espessura de papelão que eu tinha), mas mesmo não conseguindo reproduzir a melhor opção possível, não deixei de fazer!

Então posicionei todos os pedaços de cada um dos anteparos, coloquei alguns reforços entre as duas peças e depois colei com fita adesiva transparente daquelas grossinhas. Eu tentei primeiro com fita crepe, mas ela se solta facilmente do papelão, então eu aconselho utilizar a fita adesiva para melhores resultados.

wp 12 - Anteparo de papelão
Posicionando os reforços

Coloquei a fita adesiva transparente onde fui achando necessário, basicamente nas divisões e possíveis aberturas. 

wp 05 - Anteparo de papelão
Montando a peça menor
wp 07 - Anteparo de papelão
Peça maior já com a fita adesiva

Criando as capas

Com as bases prontas, eu peguei os tecidos que eu havia escolhido, em 2 tons de verde. Como não tinha nada em casa que poderia utilizar como capa, eu comprei 2 tecidos que encontrei mais baratos, e eles foram um lençol de cama e uma toalha de mesa. 

wp 02 1 - Anteparo de papelão
Lençol e toalha de mesa usados

Para saber se o tamanho do tecido seria o suficiente eu fiz uma conta básica, que seria pelo menos a área da peça x 2, pra que eu conseguisse fazer a frente e o verso, se achou confuso, dá uma olhada no exemplo que eu dei abaixo. 

wp 03 - Anteparo de papelão

Como transformar em divisória de ambiente?

A minha ideia inicial era de colocar algum suporte na base, para que ficassem parados sozinhos, mas no meu caso, achei melhor simplificar, já que eu só usaria apoiado na parede. Mas fica a ideia para quem quiser transformar em uma divisória de ambientes

Só tome cuidado com a estabilidade da peça, os pés precisam ter espessuras e tamanhos adequados para aguentar a peça. Quanto maior e mais alta a peça, maior ou mais pesada a sua base precisará ser. 

wp 16 - Anteparo de papelão
Teste de possível divisória de ambientes

Preparando os tecidos para o anteparo de papelão

Então abri os tecidos no chão mesmo (que é onde eu tinha espaço suficiente) e demarquei o formato do anteparo com uma caneta, mas o ideal seria aquele giz próprio para tecido, para não danificar o tecido. 

Depois disso, recortei tudo alguns centímetros um pouco maior que a marcação. Aí peguei esse primeiro recorte e utilizei de molde para recortar o outro lado. 

wp 13 - Anteparo de papelão
Marcação no tecido
wp 06 - Anteparo de papelão
Tecido já cortado
wp 14 - Anteparo de papelão
Posicionando a base no tecido

Com as faces que seriam os versos viradas para fora, fui colando na linha demarcada colando um tecido no outro. Mas vou ser muito sincera, se possível, costure ao invés de passar cola, o resultado teria ficado muito melhor se tivesse costurado. 

Se não tiver como costurar utilize a cola para tecido com cuidado, faça testes antes em algum pedacinho a parte de tecido, para voce entender como ela reage no tecido. 

wp 15 - Anteparo de papelão
Passando cola de tecido com os versos para fora

Feito isso, conferi se não tinha ficado nenhuma parte mal colada, e quando achava um buraco eu repassava um poquinho mais de cola e pressionava bem. 

Para finalizar a barra do tecido, eu fiz um acabamento melhor, fui dobrando 2x o tecido e passando a cola na dobra. A ordem é a seguinte: faz 1 dobra, passa a cola e dobra mais uma vez. E para finalizar passei essa dobra com um ferro de passar roupa. 

wP 10 - Anteparo de papelão
Dobrando e colando as aberturas
wp 09 - Anteparo de papelão
Finalizando com o ferro de passar roupa

Depois de fazer a barra eu revirei o tecido e passei tudo com o ferro de passar roupa para tirar os amassados, depois disso foi só cobrir a nossa base de papelão e pronto! O anteparo de papelão é um ótimo item decorativo para decorar a sua parede.

wp 11 - Anteparo de papelão
Vestindo a base com o tecido
wd 01 1 - Anteparo de papelão
Peças finalizadas

Se ficou alguma dúvida, pode deixar um comentário! Se quiser ver todo processo através do vídeo, está aqui também! 💜

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta