dicas e truques_argila seca ao ar
Decoração DIY Materiais Tutorial

ARGILA SECA AO AR – Dicas e truques

Já sei, você também quer se aventurar a mexer com argila seca ao ar (ou também conhecida como cerâmica fria), mas não sabe por onde começar e precisa de algumas dicas pra se sentir mais confiante no processo? Eu também to no período de aprendizagem, mas resolvi compartilhar algumas coisas que já aprendi até agora e que podem te ajudar.

CUIDADOS INICIAIS

Pra mexer com a argila, deixe as suas roupas de sair de lado, coloca aquela sua roupa de ficar em casa mesmo, pra não ter perigo de sujar!

E uma dica MUITO amiga é lembrar de prender o cabelo antes de começar os trabalhos, porque vai por mim, você não vai querer encostar no cabelo com as mãos sujas de argila 

Ah, também não é aconselhável utilizar a argila seca para criar peças funcionais de cozinha, como pratos e copos, então foca nos itens decorativos, como esse porta retrato!

MATERIAIS BÁSICOS

Pra começar a mexer com a argila você não precisa ter nenhum material super sofisticado, dá pra começar com o básico mesmo:

  • o principal instrumento vão ser as suas mãos
  • um pouco de água
  • a argila seca ao ar (claro!)
  • rolo (pode ser improvisado como o meu)
  • estilete
  • pincéis
  • papel manteiga
  • alguma coisa com ponta fina, tipo um palito de dentes ou de unha
  • uma régua
  • uma lixa fina (eu uso de unha mesmo)
  • um paninho úmido

    Mas tem ferramentas próprias por ai tbm, então fica a vontade pra começar como quiser! 

DICAS E TRUQUES

#01

Uma das primeiras coisas que você precisa saber é que utilizar água ou fazer uma misturinha de água com argila é ESSENCIAL pra você utilizar durante todo o processo, pois ela ajuda na hora de unir pedaços ou para suavizar as marcas da peça.

Então pra fazer a misturinha é só colocar um pedaço da argila num potinho e em seguida ir colocando um pouquinho só de água, eu vou dosando pelo visual mesmo, então vou colocando pouquinha água mesmo, e se achar que precisa de mais ai vou adicionando aos poucos, o ideal é ficar com a consistência de uma pasta líquida. 

pastinha argila - ARGILA SECA AO AR - Dicas e truques

#02

Se você, como eu, tá sempre de anel, aconselho retirar tudo, pra não sujar e não ter perigo de deixar marcas na peça. 

#03

Na hora de abrir a massa, evite criar peças MUITO finas, porque isso facilita criar rachaduras e a peça pode ficar muito frágil;

#04

Agora se você quer unir 2 partes mais facilmente, faça alguns riscos na diagonal nas areas que deverão se unir, aplique a pastinha ou água nessas áreas, e vai suavizando com o dedo e de leve com as unhas, assim elas vão se fundir melhor e a junção ficará quase imperceptível.

cortes diagonais - ARGILA SECA AO AR - Dicas e truques

#05

Outra técnica legal é utilizar moldes para criar peças de diferentes formatos. Eu não tinha nenhum molde próprio em casa, então utilizei o copinho de uma vela pra exemplificar!

wp molde vela - ARGILA SECA AO AR - Dicas e truques

#06

Ou então utilize algum objeto para criar padrões ou detalhes na peça.

wp molde textura - ARGILA SECA AO AR - Dicas e truques

#07

Misture elementos na massa para criar uma textura diferente, eu utilizei por exemplo, pó de café, mas poderia ser qualquer coisa que tenha pequenas partículas, o efeito é uma massa linda, toda texturizada!

wp textura - ARGILA SECA AO AR - Dicas e truques

>>Você pode gostar desse post também: 10 formas de reaproveitar pedras na decoração

#08

Se for lixar a peça, limpe bem o pó com um paninho úmido, tanto a peça quanto o local de trabalho

wp limpar pecas - ARGILA SECA AO AR - Dicas e truques

#09

E você pode utilizar canetinhas/marcadores permanentes pra criar desenhos, fazer pinturas, escrever…o que a sua imaginação mandar!

wp canetinha permanente - ARGILA SECA AO AR - Dicas e truques

#10

A melhor tinta para pintar a argila seca é a acrílica, e se for de boa qualidade, ela já vai servir até para selar a peça, caso contrário talvez seja necessário você utilizar algum selante pra uma melhor finalização. 

wp tinta acrilica - ARGILA SECA AO AR - Dicas e truques

#11

Você também pode pintar a argila durante o processo, assim você altera a cor da massa previamente, e dá até para criar um efeito marmorizado. A unica coisa é que geralmente a cor fica mais pastel, e quando seca, fica até um pouco mais claro, então leve isso em consideração. 

wp cor massa - ARGILA SECA AO AR - Dicas e truques

#12

Pra lavar as mãos, utilize uma escovinha velha ou uma esponja, que já ajuda bem. 

wp lavar as maos - ARGILA SECA AO AR - Dicas e truques

#13

E tem que espere secar 100%, pelo menos 24 horas e dependendo da peça pode ser bem mais, utilize o senso crítico e na dúvida … espera mais um pouquinho x)

#14

E não adianta tentar acelerar o processo de secagem, pois isso pode criar rachaduras, então não tente secar com secador ou colocar debaixo do sol muito quente, o melhor é secar em temperatura ambiente.

wp nao secar - ARGILA SECA AO AR - Dicas e truques

#15

Mas se mesmo assim alguma rachadura aparecer, você pode consertar preenchendo com mais massa e homogeneizar com água ou com a nossa misturinha.

wp rachaduras - ARGILA SECA AO AR - Dicas e truques

#16

Se precisar pausar o trabalho em alguma peça, guarde a argila seca ao ar num pedaço de papel toalha umedecido, e coloque dentro de uma embalagem com tampa, assim você conserva a umidade e pode continuar o trabalho de onde parou sem problemas.

wp guardar - ARGILA SECA AO AR - Dicas e truques

#17

De tempos em tempos, limpe o seu rolo ou qualquer outro instrumento que esteja utilizando, pra não ter perigo da sujeira secar e acabar deixando marcas na sua peça.

#18

E dá para misturar o trabalho da argila seca ao ar com outros objetos, como eu fiz com a garrafa de vidro. 

wp garrafa - ARGILA SECA AO AR - Dicas e truques

#19

Você também pode tirar vantagem do tempo de secagem, se perceber algo errado durante a secagem, você pode consertar na mesma hora, antes que esteja 100% seco

#20

E quando terminar, não jogue os restos fora, junta tudo, guarda no pacote, e ainda põe dentro de um outro plastico, tirando bem o ar, assim você não desperdiça nada!

Então essas foram as minhas dicas para você começar a trabalhar com argila seca ao ar também. Se tiver alguma dúvida, comentário ou souber de outra dica que não falei, deixa aqui embaixo! Tentei reunir o máximo de informação que consegui sobre o assunto, espero que tenha gostado. Por hoje é isso, até o próximo post, tchauzinho! 

Se preferir veja todas as dicas em vídeo!

Você também pode gostar...

8 comentários

  1. oiii! adorei seu site e está sendo muito útil, revirei ele inteiro lendo o que voce publica 🙂 tudo de bom para voce!!!!! <3

    1. Que bom que está gostando do conteúdo! Muito obrigadaa pelo feedback! ❤️

  2. Adrieli Pavesi diz:

    muito bomm

    1. Que bom que gostou! 💜

  3. Adorei …. alguma dica de onde comprar o material, a argila e as tintas que usou? Obrigada

    1. Obrigada Valéria!
      Tem no site da amazon:
      Argila seca ao ar: https://amzn.to/3odrMcX
      Conjunto de instrumentos para modelagem: https://amzn.to/3w79ddt
      Verniz: https://amzn.to/3w48dGY
      Mas se preferir, você deve encontrar também em papelarias na sua cidade. Obrigada você! 🙂

  4. Daniella Yezzi de Araujo diz:

    Adorei as dicas. Obrigada por compartilhar. Pq não tem insta mulher?

    1. Muito obrigada Daniella! Tenho siim menina 😍 ta aqui se quiser seguir: https://www.instagram.com/reformarsemquebrar/

Deixe uma resposta