Tipos de papel de parede
Decoração Design DIY Materiais Reforma

Conheça os tipos de papel de parede

O papel de parede é um revestimento muito versátil, de fácil aplicação e com uma infinidade de modelos no mercado. Mas você sabe como escolher? Sabia que existem diferentes tipos de papel de parede? Vou explicar aqui os mais comuns que encontramos por aí.

1 tradicional - Conheça os tipos de papel de parede

1. Papel de parede tradicional (celulose)

O papel de parede mais tradicional, que encontramos com facilidade, é o de celulose. Sua textura é realmente como a de uma folha de papel, mas por esse motivo ele também é um dos mais sensíveis e menos resistente que outros tipos.

Sua grande vantagem é a variedade de modelos e os preços são mais atrativos. Já a desvatagem é a durabilidade, pois não costumam passar de 5 anos (isso se bem aplicados).

A limpeza também precisa ser bem superficial, apenas com pano macio e seco ou levemente úmido. 

2 vinilico - Conheça os tipos de papel de parede

2. Papel de parede vinílico

O papel de parede vinílico tem o PVC (policloreto de vinila) em sua composição, por isso ele tem características que conhecemos como plástico. Sendo assim, é um material mais resistente, com ótima durabilidade, geralmente duram entre 8 a 12 anos.

E uma das grandes vantagens é a sua resistência em áreas úmidas, podendo ser utilizado em áreas como banheiros e cozinhas (desde que não seja aplicado em áreas em contato direto com a água). 

Para limpeza basta usar um pano macio e úmido com sabão neutro. 

Atenção! Vinílico não é o mesmo que vinilizado.

Existe também o papel de parede vinilizado, que é diferente do papel de parede vinílico! Sim, é um pouco confuso, mas são coisas diferentes. O papel vinilizado é um papel de parede de celulose, porém com uma camada protetora de verniz. Diferente do papel de parede vinílico que tem o PVC em sua composição.

3 tnt2 - Conheça os tipos de papel de parede

3. Papel de parede TNT (tecido não tecido)

O papel de parede TNT (que é uma sigla para Tecido Não Tecido) ou também chamados de Non woven tem boa resistência à umidade e é de ótima qualidade. Ele tem em sua composição materiais como algodão, celulose e fibras de poliéster, então ele absorve a água e evita manchas. 

Sua durabilidade é de aproximadamente 6 anos, e possui uma boa variedade de modelos no mercado. Uma vantagem é que ele não forma bolhas, diferentemente de outros modelos, e ele ainda pode ser retirado sem danos, o que possibilita o seu reuso em outro local.

A limpeza é feita com um pano úmido ou com uma esponja macia.

4 eva - Conheça os tipos de papel de parede

4. Papel de parede emborrachado (EVA)

O papel de parede emborrachado é super resistente e lavável. A impressão das estampas é feita sobre a base de um papel normal ou do TNT, e ele dura em média uns 10 anos. 

A limpeza deve ser feita com um pano macio e úmido ou com uma esponja macia e sabão neutro. Nunca utilize escova ou objetos que riscam e nem esfregue com tanta força, pois muito atrito também pode danificar o papel. 

Por ser um papel de parede especial, ele tem menos opções de estampas que os papéis de celulose ou os vinílicos. 

5 texturizados - Conheça os tipos de papel de parede

5. Papel de parede texturizado

O papel de parede texturizado são aqueles que possuem alguma textura diferenciada na sua superfície. Eles podem ser em auto relevo ou tem também os que imitam o veludo

Porém ambos são muito sensíveis e não devem ser utilizados em qualquer local. São mais indicados para ambientes com pouca movimentação, sem úmidade e sem incidência de sol direta.

Sua limpeza deve ser feita apenas com um pano macio e seco ou aspirador de pó.

A variedade desses papéis também são um pouco mais limita, já que são especiais. Mas trazem muito requinte para o ambiente e ficam muito bonitas quando bem utilizadas!

 

6 adesivo 1 - Conheça os tipos de papel de parede

6. Papel de parede adesivo

O ponto positivo do papel de parede adesivo é também o seu “problema”, por não precisar de cola, é muito rápido para aplicar, porém, eles precisam de mais atenção, pois se não for bem posicionado no início, o final da peça pode acabar ficando torto. Se você descolar e tentar colar novamente o acabamento não ficará dos melhores, então o ideal é colar apenas uma vez.

Aplicando com cuidado e em partes, isso não será um problema. Você deve ter atenção também para não criar bolhas de ar na aplicação. Utilize sempre uma espátula para auxiliar uma aplicação perfeita. 

Sua durabilidade é razoavelmente boa, melhor que o papel de parede tradicional, porém inferior ao papel de parede vinílico por exemplo.

Outro cuidado deve ser em relação ao sol. Não é indicado aplicar em paredes que tenham muita incidência solar, pois o adesivo pode desbotar e ainda reduzir a sua durabilidade.

A variedade dessa opção também é muito grande, existem muitos tipos no mercado, de estampas geométricas, até estilos mais clássicos ou minimalistas. 

>>Conheça também os revestimentos auto-adesivos!

Como aplicar o papel de parede?

Sempre verifique com o fabricante o modo de aplicar o produto, pois podem variar pelo tipo do papel, ou contrate um profissional capacitado. Mas de maneira genérica, esse vídeo é muito bom, ele explica em detalhes como deve ser feita a aplicação do papel de parede. Confere ai!

Como calcular a quantidade?

Para calcular a quantidade basta multiplicar a largura pela altura da parede que você pretende cobrir. Exemplo: se você tem uma parede de 3 metros (largura) x 2,50 metros (altura) você precisa preencher 7,50 m2 de parede. 

Então na hora de comprar o modelo do seu papel de parede você sabe que precisa preencher esses 7,50 m2, ai vai depender da dimensão do rolo que você está comprando, para saber quantos rolos você precisará comprar. 

Muitos fabricantes indicam na própria embalagem quantos rolos você precisará, através de uma tabelinha. 

Dicas de ouro!

  • Se o seu papel de parede for estampado, é preciso cuidado para casar os desenhos corretamente, e as vezes pode se perder até 40 cm do papel para que o desenho fique encaixado perfeitamente.
  • Enumere as tiras do papel para não se perder na ordem e posição que eles devem ser colocados!
  • Faça a aplicação sempre na vertical, pois você tem mais controle sobre o papel, o que deixa o processo mais fácil.
  •  Não é indicado aplicar o papel de parede em azulejos ou em paredes não lisas ou danificadas. 
  • Compre a quantidade de rolos necessária e até com uma pequena sobra, para garantir que são do mesmo lote de fabricação, pois se forem de lotes diferentes, pode haver diferença de cores no material.

Então me conta o que achou dessa matéria? Já conhecia todos os tipos de papel de parede? Deixe um comentário aqui embaixo e compartilhe com um amigo! Até o próximo post! 😘

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta