inteligência artificial na decoração
Decoração Dicas DIY tecnologia

Inteligência artificial na decoração

A Inteligência Artificial na decoração (IA), assim como em várias outras áreas, está transformando o mundo ao nosso redor em vários sentidos. Então nesse post eu quero explorar como a IA pode ajudar na decoração e quais são as principais aplicações dessa tecnologia na área.

O que é Inteligência Artificial?

pexels cottonbro studio 6153354 1 - Inteligência artificial na decoração
Photo by cottonbro studio

Inteligência Artificial é uma área da computação que tem como objetivo criar sistemas que simulam a inteligência humana. Esses sistemas são desenvolvidos com códigos e fórmulas matemáticas complexas que utilizam grandes quantidades de dados para melhorar sua performance com o tempo. Com o avanço da capacidade de processamento dos computadores e o aumento do volume de dados disponíveis na internet, a IA tem se tornado cada vez mais comum nos últimos anos.

Por que vem sendo tão falada?

Mas por que do nada começou a se falar tanto disso? A Inteligência Artificial (IA) começou a se popularizar nos últimos anos, principalmente pelo aumento do poder de processamento dos computadores e o crescimento exponencial do volume de dados disponíveis na internet. Isso significa que a quantidade de informações que estão sendo produzidas, compartilhadas e armazenadas na internet está crescendo em um ritmo acelerado que tende a se intensificar ainda mais ao longo do tempo.

pexels plann 4549414 - Inteligência artificial na decoração
Photo by Plann

Com o aumento do acesso à internet e de dispositivos conectados, como smartphones e tablets, mais pessoas estão gerando conteúdo online, como textos, imagens e vídeos. Além disso, as empresas e organizações estão armazenando cada vez mais dados online, seja por meio de sistemas de gestão de banco de dados, armazenamento em nuvem ou outras tecnologias de armazenamento.

IA é novidade?

pexels jonathan borba 14309812 - Inteligência artificial na decoração
Photo by Jonathan Borba

A Inteligência Artificial não é uma novidade. Os conceitos e técnicas da IA têm sido estudados desde a década de 1950, mas, naquela época, os computadores ainda eram muito limitados em termos de processamento e armazenamento de dados, o que dificultava a aplicação prática da IA.

 

Somente nas últimas décadas, com a evolução tecnológica, a IA começou a ser implementada em diversas áreas, como na indústria, com a automação de processos de produção, e na medicina, ajudando a criar diagnósticos mais precisos.

E você pode achar que ainda não utiliza a inteligência artificial, mas e se eu te disser que ela está presente por meio de assistentes virtuais (alexa, siri, cortana, etc.), nos sistemas de recomendação em plataformas de streaming (netflix, amazon primee, spotify, etc.) e no comércio eletrônico? Não tem mais volta, a inteligencia artificial já faz parte do nosso dia-a-dia!

Pode ser que você se interesse também em ter uma casa automatizada de forma mais econômica, se for o caso vem ver esse post!

Como a IA pode ajudar na decoração?

1. Recriação digital do ambiente

Existem sites, como o Interior AI, o RoomGPT e o Sofa Brain, que permitem que você carregue uma foto de um espaço e, com base nessa imagem, a IA é capaz de recriar digitalmente o ambiente. Embora isso não seja um projeto de decoração completo, essa recriação pode fornecer muitos insights úteis para a sua decoração. 

Abaixo, fiz a simulação de um quarto vazio e as imagens geradas pelos 3 sites mencionados. Apesar de ter algumas coisas sem sentido na imagem, como um pendente sem fio, móveis na frente do armário…😅achei bastante impressionante essa inteligência artificial na decoração! E você, o que achou dos resultados? 

1a79ab78 1f8f 4181 8a4d 92cd979fb3e0 - Inteligência artificial na decoração
Quarto original
Interior AI - Inteligência artificial na decoração
Interior AI
Room gpt - Inteligência artificial na decoração
Room GPT
Sofa brain - Inteligência artificial na decoração
Sofa brain

2. Análise de estilo pessoal

Alguns aplicativos usam IA para analisar o estilo pessoal de um usuário. Com essa análise, o aplicativo pode recomendar produtos de decoração que combinem com o seu estilo pessoal. Um exemplo disso é a Havenly, uma plataforma online que oferece serviços de design de interiores personalizados para usuários que procuram decorar ou renovar seus espaços.

A empresa utiliza um algoritmo de aprendizado de máquina para ajudar a identificar o estilo e as preferências de cada cliente. Ao se inscrever na plataforma, o usuário preenche um questionário detalhado sobre suas preferências de decoração, estilo de vida, orçamento e outras informações relevantes. Com base nessas informações, o algoritmo da Havenly é capaz de sugerir combinações de móveis, objetos de decoração e cores que possam atender às necessidades e gostos do cliente.

Além disso, a Havenly também conta com uma equipe de designers de interiores profissionais que trabalham com os clientes para criar projetos personalizados e exclusivos. Os designers utilizam o algoritmo como uma ferramenta de auxílio para entender melhor as preferências do cliente e oferecer sugestões mais precisas e relevantes. No entanto, é importante destacar que o trabalho de design é realizado principalmente por seres humanos, e a inteligência artificial é utilizada como uma ferramenta complementar para melhorar a experiência do usuário.

3. Detecção de objetos

A detecção de objetos é uma das aplicações da IA na decoração de interiores. Essa técnica envolve o uso de algoritmos de visão computacional para identificar e reconhecer objetos em imagens ou vídeos capturados por câmeras ou outros dispositivos de imagem.

Essa detecção de objetos pode ser usada para identificar objetos específicos, como móveis, plantas e obras de arte, em uma imagem ou vídeo. Isso pode ser útil para ajudar profissionais a analisar e avaliar um ambiente, incluindo a posição, o tamanho e o estilo dos objetos.

Alguns exemplos de aplicativos que de certa forma utilizam essa função de detectar objetos são o magicplan, o wallery e tambémpolycam.

magicplan - Inteligência artificial na decoração
Porta identificada pelo app Magicplan
wallery 1 - Inteligência artificial na decoração
Testando quadro com o app Wallery
polycam - Inteligência artificial na decoração
Objeto scaneado com o app Polycam

Pensando em comprar um robô aspirador de pó? Então veja esse review!

4. Inspiração

Existem modelos de Inteligencia Artificial que conseguem gerar novas imagens. Alguns exemplos são o midjourney, o stable diffusion, o canva ou o dalle, que podem gerar ambientes completos com base em suas preferências e especificações. Por exemplo, você pode fornecer informações como tamanho do espaço, estilo de decoração desejado, tipo de mobiliário e cores preferidas, essa descrição detalhada é o chamado prompt, e o modelo de IA pode criar uma imagem do ambiente em questão. Essa imagem pode servir como base para você se inspirar e, eventualmente, projetar seu próprio ambiente.

As IA também podem gerar imagens que representam diferentes estilos de decoração, como minimalista, clássico ou rústico. Você pode utilizar essas imagens para entender melhor os elementos que compõem cada estilo e se inspirar em como incorporá-los em seus próprios projetos.

Abaixo segue um exemplo de imagens geradas com esses sites, o prompt que eu usei em todos foi esse: “Big living room, modern style, natural light, ultra realistic, pastel colors, vivid”. Cada um dos sites citados gerou 4 imagens e eu escolhi essas como as melhores. 

stable diffusion - Inteligência artificial na decoração
Imagem gerada com Stable diffusion
canva - Inteligência artificial na decoração
Imagem gerada com o canva
DALL·E.jpg - Inteligência artificial na decoração
Imagem gerada com o dall-e

5. Pedindo ajuda

Chat GPT, que é uma das inteligencias artificais mais famosas do momento, é uma ferramenta útil que pode te ajudar a encontrar soluções criativas para a decoração do seu ambiente. Como um assistente virtual treinado para responder perguntas e fornecer informações, o Chat GPT pode ajudar a explorar diferentes estilos de decoração, fornecer dicas sobre como organizar e redecorar seu espaço, sugerir opções de iluminação, móveis e acessórios, e muito mais. Com a ajuda do Chat, você pode descobrir maneiras de tornar seu ambiente mais aconchegante, acolhedor e agradável, refletindo seu estilo de vida.

chat gpt - Inteligência artificial na decoração
Simulação de pergunta para o chat GPT

A Inteligência Artificial é uma tecnologia em constante evolução e suas aplicações na decoração e no design de interiores ainda estão em desenvolvimento. No entanto, as aplicações já existentes mostram o potencial da IA para ajudar as pessoas a criar ambientes personalizados e exclusivos que reflitam seu estilo e personalidade. Com a ajuda da IA, a decoração e o design de interiores podem ser mais acessíveis, democráticos e eficientes.

Gostou desse post? Então deixa um comentário aqui para eu saber! Tem algum assunto que gostaria de ler por aqui? Pode deixar de sugestão também! 🙂

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta