Review robô aspirador da xiaomi
Organização tecnologia

Review robô aspirador da xiaomi

Praticidade na hora da limpeza é algo indispensável para quem não tem tempo ou paciência. Para isso nada melhor do que aliar a tecnologia aos aparelhos domésticos! E o chão é uma das primeiras coisas que ficam sujas no dia-a-dia, então hoje eu venho aqui fazer o meu review do robô aspirador da xiaomi, o Mijia 1C.

Comprei ele em dezembro de 2020, então quero apontar todos os pontos positivos e negativos que encontrei através da minha experiência.  

Informações técnicas

Primeiro algumas informações técnicas, que são sempre boas de saber antes de qualquer coisa! E já deixo aqui a minha primeira crítica (não só do robô aspirador da xiaomi, como da maioria dos robozinhos que existem no mercado hoje em dia), é muito confuso diferenciar os modelos através dos nomes, pois não são nomes simples e fáceis de lembrar, mais parecem códigos, mas ok! 😅 

E o design de vários modelos também são muito semelhantes, as vezes até iguais, mudando somente alguma função em específico. Então é importante ficar atento e ler TODA a descrição na hora de comprar, para verificar se tem tudo que você espera e não ter surpresas desagradáveis depois.

Xiaomi Mijia 1C (modelo de 2019)

  • Dimensões: 353 x 350 x 81.5 mm
  • Peso: 3.6 kg
  • Sucção: 2500 Pa
  • Reservatório de poeira: 600 ml
  • Reservatório de água: 200 ml
  • Voltagem: 14,4 V
  • Tipo de bateria: Lítio
  • Capacidade de bateria: 2400 mAh
  • Funções gerais: Sensores de alta precisão; Sistema de navegação a laser; Função anti-queda; Função anticolisão; 4 velocidades; Controle remoto por APP; Controle de voz.

[Referencia: xiaomipedia]

Screenshot 262 - Review robô aspirador da xiaomi

Controle e interface do aplicativo

Todo o controle é feito através do aplicativo da xiaomi, que se chama “Mi Home”. Eu não tive dificuldades para conectar com o aparelho, e achei a interface do aplicativo bem intuitiva e fácil de entender, então esse é um ponto que diria muito positivo! 

É preciso fazer uma primeira limpeza para que o robô aspirador da xiaomi consiga entender o espaço e crie um mapa personalizado do seu ambiente. Uma vez que isso é feito, nós podemos controlar a área em específico que queremos que ele limpe. 

Também é possível criar barreiras invisíveis nos locais onde não queremos que ele passe e com as novas atualizações do aplicativo, agora podemos limitar não somente as áreas para aspirar como as de passar pano. 

Além disso existem 4 modos de sucção, o silencioso, o padrão, o forte e o turbo. Eu geralmente deixo no padrão, mas para tapetes é interessante utilizar os modos mais potentes. 

 

IMG 9510 - Review robô aspirador da xiaomi

Através do aplicativo nós podemos verificar o tempo de limpeza, a área e a bateria restante. Tem também uma função para agendar as limpezas, assim voce não precisa se preocupar de sempre ter que ligar o robô aspirador da xiaomi, mas confesso que nunca utilizei essa função.

Outra coisa bem interessante que podemos conferir no aplicativo da xiaomi é a área que mostra quando deve ser feito uma reposição de cada peça, o meu está assim (ver abaixo) com quase 2 anos de uso, utilizando em média 1x por semana. 

E se por acaso voce tiver uma alexa, dá para conectar com o aplicativo da xiaomi e depois acionar o robô aspirador da xiaomi por comando de voz. Se voce se interesa por tecnologias em casa, confere esse vídeo que eu falei exatamente sobre isso!

IMG 5191 - Review robô aspirador da xiaomi

Como limpar o robô

Para limpar o aparelho eu acho bem tranquilo. Para retirar o pó é só abrir o compartimento e jogar fora toda a sujeira. A parte mais chatinha é retirar os cabelos da escova inferior. Para isso, eu geralmente utilizo uma tesoura e corto os fios de cabelo que ficaram presos ali. Dessa forma é fácil de retirar os cabelos, apenas em um dos cantos da escova que é um pouco mais complicado, porque os fios acabam embolando na peça.

O compartimento de água, como é móvel, também é fácil de limpar. E na parte externa eu só passo um pano úmido e é isso.

Pontos positivos

Para mim um dos maiores pontos positivos é a facilidade do sistema, como mencionei acima, ele é bastante simples e funcional. Além disso a qualidade da limpeza é bem satisfatória no meu ponto de vista, a diferença de sujeira no espaço antes e depois é bem visível.

A durabilidade do aparelho e suas peças também são boas, depois de quase 2 anos utilizando e ainda não precisei trocar nada. Um dos pontos que me fez escolher por esse modelo da xiaomi, é que facilmente conseguimos encontrar peças para reposição quando for preciso. Com outras marcas menos conhecidas talvez isso seja mais difícil, então analise isso se estiver pensando em comprar um robozinho também!

Outra coisa que eu gostei é que ele tem um design bem minimalista e precisa de apenas um pequeno espaço para montar a sua estação.

Screenshot 264 - Review robô aspirador da xiaomi

Pontos negativos

Uma das coisas mais chatas é ter que preparar todo o ambiente antes de começar a limpeza. Para um melhor resultado é bom retirar o máximo de coisas do caminho dele, como cadeiras, fios, caixas, etc. caso contrário, ele acaba sendo mais ineficiente, porque fica batendo em tudo a toda hora, mas não é nada muito complicado também… são apenas alguns minutinhos para uma super ajuda que ele nos dá no final 😅

Outra coisa que é até um pouco ironica, é que ele limpa tudo… menos ele mesmo! 😂 Então por mais que a gente passe um pano nele, parece que por cima dele tá sempre cheio de poeira! 

E na minha opinão tem algumas partes que ele não limpa tão bem como algumas quinas e áreas próximas a algum obstáculo, tipo as pernas de uma mesinha. 

O modo de passar pano é legal, mas não espere que ele vá esfregar manchas no piso! Ele ajuda mais a retirar poeiras e sujeiras superficiais. E o barulho que ele faz não é super alto, mas também pode incomodar dependendo da atividade que voce esteja realizando no momento.

 

Screenshot 263 - Review robô aspirador da xiaomi

No meu caso, o que mais me incomodava eram os cabelos e sujeirinhas de farelos, etc. que acabam caindo no dia-a-dia, então fiquei bastante satisfeita com o nível de limpeza do aparelho. Então para quem procura por um aparelho que vai ajudar na limpeza diária eu acho que vale muito a pena! Mas para quem espera por uma limpeza super detalhada, pode acabar se decepcionando um pouco. Eu também já fiz um vídeo demonstrando tudo na prática para quem quiser conferir, é só dar o play! 😁

Se interessou pelo robô aspirador da xiaomi? Então dá uma olhada nesses modelos abaixo, a versão mais recente do meu, que é o Mijia 2C e essa versão mais simples e economica, o Mijia G1.

q? encoding=UTF8&ASIN=B09MBM7WK5&Format= SL250 &ID=AsinImage&MarketPlace=BR&ServiceVersion=20070822&WS=1&tag=reformarsemqu 20&language=pt BR - Review robô aspirador da xiaomiir?t=reformarsemqu 20&language=pt BR&l=li3&o=33&a=B09MBM7WK5 - Review robô aspirador da xiaomi

Robo aspirador xiaomi mijia versão 2C (atualização do 1C)

q? encoding=UTF8&ASIN=B08PC9LG77&Format= SL250 &ID=AsinImage&MarketPlace=BR&ServiceVersion=20070822&WS=1&tag=reformarsemqu 20&language=pt BR - Review robô aspirador da xiaomiir?t=reformarsemqu 20&language=pt BR&l=li3&o=33&a=B08PC9LG77 - Review robô aspirador da xiaomi

Versão semelhante – Xiaomi Mijia G1

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta