cesto de plástico em cesto de tecido
Decoração DIY Materiais Organização Tutorial

DIY cesto de plástico em cesto de tecido

Oi gente, hoje eu vou mostrar para vocês como eu transformei um cesto de plástico em cesto de tecido, mais moderno e sem costura! Então vamos para o passo a passo!

Materiais que usei:

Tecido para o cesto

Então pra começar, eu comprei uma toalha de mesa que tinha essa estampa estilo poá, porque achei bonita e saiu mais barato do que se tivesse comprado um tecido na loja de tecidos. Mas se por acaso você já tiver um tecido sobrando por aí, vale também! 

tecido - DIY cesto de plástico em cesto de tecido

Sem desperdícios no tecido!

Eu queria fazer 4 cestinhos com esse tecido, então o meu plano foi utilizar o máximo de tecido, sem desperdícios. Assim, cheguei na conclusão que esse seria o melhor jeito (imagem abaixo), que precisaria de menos recortes! O que sobrar eu posso usar em outra coisa depois.

Lembrando que fiz essas medidas baseadas no tamanho do MEU cestinho, que tinha a dimensão de 25cm(L) x 35cm(P) x 15cm(A). Então se resolver fazer por aí, precisa adaptar para o tamanho do SEU cesto. 

**E uma observação é que eu acabei fazendo as medidas bem justas, mas pra ficar com um acabamento ainda melhor, é bom você deixar uns 2 cm a mais para cada medida, ai você terá mais margem para trabalhar os acabamentos depois.

dimensoes toalha - DIY cesto de plástico em cesto de tecido

Recortando os moldes

Então depois de marcar o tecido com um lápis, comecei a cortar o tecido com a tesoura até ficarem os 4 pedaços que vão formar as laterais e os 4 pedaços dos fundos dos cestos de tecido.

recortando tecido - DIY cesto de plástico em cesto de tecido
fundos cestos - DIY cesto de plástico em cesto de tecido

Aí com as partes das laterais, fui cobrindo o cesto mais ou menos na posição correta, pressionando e ajustando para ficar tudo bem certinho. E depois, na junção do tecido, eu marquei onde é que eu precisaria passar a cola de tecido.

Eu acabei fazendo meio no “olhômetro” mesmo, mas você pode demarcar com um lápis se preferir (é melhor! kkkk). E aí para ficar um acabamento mais bonito, a gente precisa primeiro dobrar um filetinho do tecido, para depois colar na parte demarcada em si. Aí é só pressionar durante uns minutinhos até a cola secar.

posicionando tecido - DIY cesto de plástico em cesto de tecido
fechando laterais - DIY cesto de plástico em cesto de tecido

>> Um post que talvez você tenha perdido: Como organizar brinquedos de forma acessível.

Colando o fundo do cesto de tecido

Depois que a cola secou bem, eu coloquei o tecido de volta no cesto, bem posicionado. E agora o jeito mais fácil, porém preguiçoso de colar o fundo: é só passar cola nas bordas e depois colocar o forro em cima, pressionando todos os cantos. 

Mas se você quiser fazer com um acabamento mais bonito, eu aconselho primeiro dobrar aquele filetinho para dentro em todas as bordas e depois sim unir com o tecido das laterais. O acabamento fica outro! Só dá um pouquinho mais de trabalho…mas vale a pena!

acabamento ruim - DIY cesto de plástico em cesto de tecido
acabamento ruim
acabamento bom - DIY cesto de plástico em cesto de tecido
bom acabamento

Acabamento das bordas

E por útlimo, é só retirar o tecido do cestinho e ir dobrando e colando as bordas, também visando um acabamento mais bonito, se não pode ficar aquelas linhas sobrando ou começar a desfiar o tecido… não fica muito legal, né? Aí é só esperar secar bem a cola e tá pronto o seu cestinho! 

acabamento bordas - DIY cesto de plástico em cesto de tecido

>> Um post que talvez você tenha perdido: Como trocar estofado de cadeira

Considerações finais e outras ideias - cesto de plástico em cesto de tecido

Eu gostei que ele mudou até o formato do cesto, que tinha um formato meio de trapézio, e agora ficou mais retinho, só pelo caimento do tecido. E uma ideia legal também é fazer um mix entre o cesto original e o tecido, levantando um pouco mais as bordas.

antes - DIY cesto de plástico em cesto de tecido
ANTES
cesto final - DIY cesto de plástico em cesto de tecido
DEPOIS
cesto final 2 - DIY cesto de plástico em cesto de tecido
cesto final 3 - DIY cesto de plástico em cesto de tecido

Eu utilizei esse cesto de plástico, porque já tinha aqui em casa, mas pode ser qualquer um, inclusive caixa de papelão… O importante é ter uma caixa de base pra receber o forro! E outra coisa legal é que fica super fácil tirar o tecido para lavar. E se enjoar da estampa/cor é só trocar por outra ou simplesmente retirar o tecido.

Espero que você tenha gostado desse ideia de transformar um cesto de plástico em cesto de tecido, se tiver alguma dúvida ou comentário é só deixar aqui em baixo! E se quiser ver todo o tutorial em vídeo, é só ver aqui em baixo também! Um beijo e até o próximo post!

Você também pode gostar...

1 comentário

  1. […] palavras/cruzadinhas e por fim criar um laço bem bonito. Eu fiz o meu com 2 tirinhas de tecido. O efeito fica mais bonito se tiver uma cor bem diferente do […]

Deixe uma resposta