como utilizar metais na decoração
Decoração Design Materiais

Como utilizar metais na decoração

Já parou para pensar que existem vários tipos, e como podemos utilizar metais na decoração? Separei os mais comuns e vou comentar como utilizá-los sem erro!

Rose gold

O metal rose gold é muito parecido com o cobre, mas se observarmos bem, ele tem um leve toque rosê e é um tom um pouco mais “aberto” que o cobre. 

Esse metal traz delicadeza e leveza para o ambiente, mas é preciso usar com cautela, pois caso contrário pode deixar o ambiente carregado. 

Combina muito com cores claras, preto, efeitos marmorizados e madeiras claras.

rose gold sala - Como utilizar metais na decoração

Imagem: Oleg mints

rose gold patisserie - Como utilizar metais na decoração

Photography: Nour El Refai  |  elrefai.com  |  @nourelrefai

Dourado

O metal dourado passa a sensação de sofisticação se usados estratégicamente. Ele combina com diferentes cores, texturas e estilos. São bem chamativos, então é ótimo para criar um ponto focal e chamar atenção! 

Nos dois ambientes a seguir, o dourado foi utilizado com cores neutras, para que eles pudessem “brilhar” no ambiente e não dividir atenções. 

modern grey tiled shower gold hardware 020820 825 03 - Como utilizar metais na decoração

Imagem via: contemporist, Photography by Leonid Furmansky | Design: Davey McEathron Architecture

Cobre

O metal cobre transmite a sensação de um ambiente mais despojado ou também luxuoso, como o dourado. Tudo depende do conjunto de itens e da decoração em geral. 

Nessa imagem o cobre está presente no detalhe do pendente, mas faz comunicação com a cor escolhida para a parede e o tom da madeira. O restante do ambiente ficou com cores neutras, que “não brigam” com o cobre.

Já nesse restaurante, a intenção foi criar um clima mais intimista, com muita iluminação indireta e em tons mais quentes. A escolha para o estofado aveludado também ajudou a deixar o ambiente mais luxuoso. E o metal cobre foi misturado com o metal preto, para atrair a atenção na linha de visão das pessoas.

metal cobre - Como utilizar metais na decoração

Imagem: TEDD

Prata

O metal prateado é um clássico, que nunca sai de moda. Tem uma enorme variedade de metais para banheiro, cozinha, além de acessórios, decorações, espelhos e outros. 

Combinam com quase tudo, mas ficam especialmente bonitos com uma decoração em tons neutros ou frios.

metal prata - Como utilizar metais na decoração

Imagem: Design milk

metal prata3 - Como utilizar metais na decoração
Photographer: Aksenova Lyudmila 

Metal preto

O metal preto é um curinga. Ele é uma ótima opção para misturar com outros tipos de metais, pois é neutro. 

Fica muito bom em ambientes contemporâneos, industriais ou escadinavo

metal preto - Como utilizar metais na decoração

Imagem: Julia Vlasova

metal preto 1 - Como utilizar metais na decoração

Imagem via: Contemporist, Photography by Ivo Tavares Studio | Architecture Firm: João Nuno Macedo Arquitectos

Metal branco

O metal na cor branca é uma super tendência. Ele é ótimo para ambientes minimalistas, escandinavos e contemporâneos. Remete a um espaço amplo e clean. É possível criar sensações muito legais, somente misturando texturas e materiais. 

Por exemplo nessa sala, foram utilizados só cores neutras, madeira clara e plantas. Mas o corrimão vazado em metal branco criou um equilíbrio com os outros brancos da sala. Se fosse em outras colorações de metal, teria chamado muito atenção para a escada. 

metal branco - Como utilizar metais na decoração

Imagem:Olesia Zhuk

Nesse banheiro a intenção era ser minimalista, por isso ele é todo monocromático, então a escolha de metais brancos (ou off-white) foram certas para criar essa ambientação. 

metal branco5 - Como utilizar metais na decoração

Imagem: Andrey Barinov

Dicas

  • Eu particularmente prefiro não misturar muitas cores de metais num mesmo ambiente, ou se for misturar que seja com metais neutros, como por exemplo o preto. 
  • Metais muito polidos, reflexivos chamam muita atenção, então utilize com cautela. Caso contrário, procure metais foscos ou tenha uma intenção para querer chamar atenção para uma grande área reflexiva. 
  •  Na dúvida, sempre misture os metais com cores neutras ou materiais naturais.

Então qual o seu metal preferido? São inúmeras possibilidades, né? Deixe aqui nos comentários sua opinião, compartilhe com uma amiga e até o próximo post! 

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta