Reutilizar garrafas de vidro na decoração
Decoração DIY

Reutilizar garrafas de vidro na decoração

O vidro é um material totalmente reciclável, mas não é um material biodegradável, portanto quando não é reciclado corretamente é prejudicial ao meio ambiente. Então devemos nos certificar que nossos vidros passem pelo ciclo infinito de reciclagem do vidro ou podemos reutilizar garrafas de vidro na decoração. Veja a seguir algumas maneiras de como você pode fazer isso, economizar e ainda ter peças lindas na sua decoração.

Como cortar vidro

Primeiro de tudo você deve saber alguma técnica de como cortar garrafas de vidro facilmente. Isso vai abrir o leque de possibilidades para reutilizar a garrafa de vidro na decoração. Então veja o vídeo a seguir do canal “manual do mundo”, no qual ele explica de maneira super simples como cortar uma garrafa de vidro. Se quiser conhecer outras técnicas para cortar garrafas de vidro, clique aqui.

1. Vaso de flores

Uma maneira de reutilizar a garrafa de vidro na sua decoração é utilizando-a como vaso de flores. Basta dar uma repaginada na sua apresentação, seja com tinta spray ou misturando com outros materiais e estão prontas para serem utilizadas.

2. Luminárias

Criar luminárias é algo muito fácil, pois o sistema é muito simples e o restante é só utilizar a imaginação. E por que não criar luminárias com garrafas usadas? É possível criar desde pendentes super elaborados, até os mais simples, em sua forma original. 
Se quiser conferir 10 luminárias de design para você fazer sozinho, clique aqui!

3. Lembrancinha/decoração para festas

Outra ideia super legal é utilizar as garrafas em decorações de festas ou como lembrancinhas para seus convidados. Incremente com laços, fitas, pinte a tampa da garrafa, coloque luzinhas, seja criativo! O resultado será uma decoração super aconchegante, pessoal e ainda por cima super em conta!

4. Porta velas

Se você gosta de velas, também é possível transformar as garrafas de vidro em belíssimos porta velas/castiçais. Inspire-se com essas opções abaixo!

5. Petisqueira

Para quem gosta de servir petiscos, essa é uma opção bem legal. Para criar esse modelo de garrafa amassada, você precisará de um forno adequado para vitrofusão, o que pode ser um pouco mais difícil de se ter acesso. Mas também dá para fazer apenas recortando parte da garrafa, com o método mostrado no início do post.

6. Terrário

E que tal criar pequenos terrários? Ficam lindos em qualquer decoração! Veja aqui, como fazer um terrário.

7. Vaso decorativo

Agora se você quer praticidade no “resgate” da sua garrafa, fazer uma pintura diferenciada pode te ajudar a economizar nos itens decorativos da sua decoração, além de, claro, deixar seu ambiente lindo! 

8. Porta condimentos

Outra forma muito simples de reutilizar garrafas de vidro na decoração é apenas “etiquetando” as garrafas e colocando condimentos dentro delas. Ajuda a deixar tudo organizado, é fácil de identificar e ainda fica tudo bem armazenado.

9. Mini cerca

Também da para reutilizar as garrafas de vidro como mini cercas no seu jardim. Uma forma que sai super em conta e fica super legal!

Com criatividade todo material é passível de se reutilizar, assim como as garrafas de vidro. O que achou dessas opções para reaproveitar garrafas de vidro na decoração? Sabe de alguma outra maneira de reutilizá-los? Deixe nos comentários e se gostou dessa matéria compartilhe com os amigos para eu continuar criando conteúdos como esse. Até a próxima 😀 

>> Pastinha dessa matéria no pinterest, clique aqui

Créditos de imagens:
IMG 01 – amysands
IMG 02 – cottageatthecrossroads
IMG 03 – achadosdedecoraçao
IMG 04 – assuntoscriativos
IMG 05 – justlia
IMG 06 – upcyclista
IMG 07 – comofazeremcasa
IMG 08 – noivinhaesperta

IMG 09 – creatinalmoments
IMG 10 – decorfacil
IMG 11 – revistaartesanato
IMG 12 – reciclaredecorar
IMG 13 – revistaartesanato
IMG 14 – fontedesconhecida
IMG 15 – hobbylesson
IMG 16 – mujerde10
IMG 17 – afloral
IMG 18 – nomato
IMG 19 – sabrinaoliveira

IMG 20 – sernaiotto
IMG 21 – instructables
IMG 22 – decoraçaoeinvençao
IMG 23 – 1001ideias
IMG 24 – comoplantarecuidar

Você também pode gostar...

4 comentários

  1. oi debora como vai? parabéns por ter optado por garrafas de vidro vazias, eu diria: “grande sacada”, sou artesão e vivi desde sempre cortando garrafas, herdei o “dom” do meu pai.
    tenho verdadeira paixão pelo vidro, cortado, soprado ou até derretido (fusing)

    1. Olá Renato! Eu vou bem e você? Muito obrigada pelo comentário! Que legal sua paixão pelo vidro, espero que tenha se inspirado ainda mais para continuar suas produções com garrafas. Sucesso!

      1. Stefany diz:

        Eu queria saber os tamanhos das garrafinhas. Por favor! Obrigada 🙂

        1. Olá Stefany,
          as imagens apresentadas aqui foram meramente ilustrativas. Mas se você estiver se perguntando sobre as garrafinhas que demonstrei para as lembrancinhas, existem umas mini garrafas, de uns 5 cm por ai em lojas de artigos para festas. Caso contrário é possível reutilizar garrafas de bebidas mesmo! Espero ter ajudado. Obrigada pelo comentário! 😉

Deixe uma resposta