casa inteligente
Design DIY Organização tecnologia

Casa inteligente de forma simples e acessível

Ter uma casa inteligente está muito mais próximo da realidade do que muita gente pensa! Já existem muitas funcionalidades que deixam a nossa casa muito mais conectada e o melhor de tudo é que estão ficando cada vez mais populares, portanto, também mais acessíveis!

Então criei uma lista com diversos desses acessórios e tecnologias que podem ajudar a sua casa a ficar mais “inteligente”!

Assistente virtual - Alexa, siri, cortana, etc.

A primeira coisa é ter uma assistente virtual, que hoje em dia tem várias opções, a maioria dos celulares já vem com eles instalados, como por exemplo a siri (apple), cortana (windows), bixby (samsung), google assistant (google) e a alexa (amazon). 

Com eles você consegue realizar ações através de um simples comando de voz, como por exemplo agendar um compromisso, fazer ligações ou fazer alguma busca pela internet. 

E além desses sistemas nos celulares, tem também os aparelhos individuais, alguns são mais simples, que só tem o speaker (auto falante) e outros possuem um visor. 

echoshow - Casa inteligente de forma simples e acessível
Imagem: reprodução da amazon

Echoshow (alexa)

Um dos mais conhecidos é o echoshow, da amazon, que é a famosa alexa! Ela tem um visor e permite assistir vídeos no Youtube, netflix, além de todas as funcionalidades gerais da alexa.

echodot - Casa inteligente de forma simples e acessível
Imagem: reprodução da amazon

Echodot (alexa)

O echodot é a alexa mais simples, sem o visor. Ela apenas emite o som e tem uma luz, mas a qualidade do som é muito boa e é possível fazer várias coisas legais só pelos comandos de voz.

apple homepod mini - Casa inteligente de forma simples e acessível
Imagem: reprodução da apple

Apple homepod mini (siri)

O homePod mini, da apple, é semelhante ao echodot, que é só um speaker. Dizem que a qualidade do som é melhor do que o echodot, mas a desvatagem é que ele só é compatível com produtos da apple. Se quiser saber mais detalhes, confira esse post do pocket link.

google nest - Casa inteligente de forma simples e acessível
Imagem: reprodução da google

Google nest (google assistant)

O google nest também se compara ao echodot e o homepod mini. Para mais detalhes em comparação ao echodot, confira esse post do tecnoblog que está bem legal!

Cortina inteligente

cortina inteligente 1 - Casa inteligente de forma simples e acessível
Imagem: reprodução da NXSI

Se você já tem uma cortina ou persiana aí na sua casa com aquela cordinha manual, é possível adaptá-la para que ela fique smart. Hoje em dia é possível encontrar aparelhos no qual você instala na cordinha da cortina e ai ela vai estar conectada à internet e você pode controlar digitalmente. Muito legal né? 

Robô aspirador de pó

Outra coisa legal que você pode ter é o famoso robozinho aspirador de pó. Eles já estão no mercado há alguns anos, mas eram bem caros! Mas agora já está bem mais popular e existem de diversas marcas, para ver se algum modelo específico funciona bem você pode procurar por reviews na internet de quem já comprou ou ver os reviews nas próprias páginas de vendas.

robo aspirador po 2 - Casa inteligente de forma simples e acessível
Imagem: reprodução da xiaomi

Nós temos um robozinho da xiaomi, como esse da imagem, que é um robô intermediário nos valores, ele aspira, passa pano e ainda possui um sensor um pouco mais inteligente, que cria rotas mais lógicas, então ele não fica andando aleatóriamente, o que os robôs muito baratinhos provavelmente fazem. E ainda é possível controlar ele pelo aplicativo no celular ou pela alexa.

robo aspirador po 3 - Casa inteligente de forma simples e acessível
Imagem: reprodução da multilaser

Mas existem também os mais econômicos, as vezes menores. Que são muito mais baratos, mas é preciso levar em consideração que esses menos famosos, podem ser mais difíceis de encontrar peças para reposição, além de serem provavelmente mais simples (com menos funções) e podem ser menos precisos na limpeza. Por isso é importante verificar o que você procura.

Câmeras smart

Outra coisa que você pode adicionar a sua smart house, são câmeras. Um interfone com câmera embutida já ajuda muito na segurança, pois assim é possível ver e conversar com quem está lá fora sem precisar sair de casa.

interfone smart - Casa inteligente de forma simples e acessível
Imagem: reprodução da positivo

Mas os interfones com câmeras smart são ainda melhores, porque nos permite controlar do próprio celular as movimentações na sua casa. E você pode utilizar as câmeras smart em outros locais da sua casa, como por exemplo, uma babá eletrônica. Existem diversos modelos e níveis de câmera, então é bom conferir qual se adequa mais ao que você precisa.

Tomada inteligente

Outra solução simples e legal que você pode adotar é comprar tomadas inteligentes. A instalação é simplesmente inserir o aparelho na tomada comum, como um adaptador mesmo! 

tomada inteligente - Casa inteligente de forma simples e acessível
Imagem: reprodução RSmart

O que ela faz é controlar a energia, como se estivéssemos colocando ou tirando algo da tomada, mas com a vantagem de poder controlar isso de um dispositivo, como o celular ou alguma assistente virtual. Então um exemplo: se você tiver lâmpadas inteligentes, dá para acionar ou apagar as luzes de longe. 

Lâmpada inteligente

lampada inteligente - Casa inteligente de forma simples e acessível
Imagem: reprodução da positivo

O que diferencia uma lâmpada comum para uma lâmpada inteligente é que a lâmpada inteligente se conecta pela rede Wi-Fi, então isso possibilita ela se conectar com o mundo digital. Suas funções podem variar dependendo do modelo, mas de modo geral elas podem ajustar a luminosidade, a temperatura de cor, ligar e desligar… tudo pelo celular ou se integrando a alguma assistente virtual.

Alimentador pet

Se você tem algum pet ai, você provavelmente já passou pela situação de ter que sair de casa por um tempinho e não ter com quem deixar seu bichinho, não é mesmo?

71hl287LYJL. AC SL1500  - Casa inteligente de forma simples e acessível
Imagem: reprodução da ekaza

Com esse alimentador pet inteligente você consegue controlar a quantidade e quando será liberada a ração. Ele ainda tem uma câmera embutida, que permite você espiar seu bichinho de longe e ver se está tudo bem. 

Então se você precisar ficar longe (por períodos não tão longos), essa solução pode ser ótima pra você! Não é um produto tão barato, mas pode ser interessante se você viaja muito por exemplo. 

Transforme sua TV comum em smart

Com esses aparelhos é possível transformar uma tv mais antiga em uma TV smart, ou seja, com acesso a internet. A sua TV só precisa ter uma saída HDMI! Os mais famosos são o chromecast (google) e o fire stick (amazon)

Chromecast (google)

chromecast - Casa inteligente de forma simples e acessível
Imagem: reprodução da google

Fire stick (amazon)

fire stick - Casa inteligente de forma simples e acessível
Imagem: reprodução da amazon

Então com essas dicas você consegue criar uma casa inteligente, integrada digamos assim, sem gastar uma fortuna e com instalações simples, que você mesmo pode fazer ai na sua casa. 

Se quiser que eu aprofunde mais em algum assunto deixa aqui nos comentários, me diz o que você achou do post, se já conhecia todas essas possibilidades ou sabe de outra coisa legal que não citei aqui. Espero que tenham gostado e até a próxima, tchauu!!  

Você também pode gostar...

Deixe uma resposta