Conheça o que é backsplash e suas tendências - Conheça o que é backsplash e suas tendências
Decoração Design Estilos

Conheça o que é backsplash e suas tendências

Não é um termo muito conhecido no Brasil, mas você já ouviu falar em backsplash? Ele é uma ótima ideia para quem busca economia e praticidade na sua reforma ou construção. Conheça o que é Backsplash e as suas tendências.

O que é BACKSPLASH?

A palavra vem do termo em inglês BACK (ATRÁS) + SPLASH (“RESPINGO”), ou seja, tem como função proteger a parede dos respingos de água das áreas molhadas. No Brasil temos o costume de colocar revestimento em toda a cozinha e banheiro, mas nos EUA e na europa, costumam utilizar apenas em áreas molhadas e próximas ao fogão.

VANTAGEM

  • Economia – Utilizar apenas o Backsplash significa que você comprará menos revestimento, que dependendo do tipo e modelo podem sair bem caros. Sendo assim, abre possibilidades de você escolher um modelo um pouco mais caro, já que será apenas uma pequena área.

DESVANTAGEM

  • Gordura – Para quem tem costume de fazer muitas frituras, as paredes apenas pintadas costumam acumular mais gordura. Mas caso você não tenha esse costume, não será problema algum!

TENDÊNCIAS

Vidro

O backsplash de vidro deixa a bancada clean e sofisticada. Existem 3 formas de se obter esse revestimento, comprar um vidro já pigmentado na cor desejada (opção mais cara), pintar ou adesivar um vidro translúcido e pintar a parede e depois instalar o vidro (opção com pior acabamento, pois é difícil não deixar marcas da fixação aparentes).

Metálico

O backsplash metálico, seja ele dourado, metálico ou bronze/cobre, é uma tendência para 2019. O seu brilho com certeza contribui para que ele seja a estrela da sua cozinha. Dependendo da sua decoração eles podem combinar muito bem com os estilos industrial e contemporâneo.

Materiais naturais

Revestimentos que remetem a materiais da natureza como por exemplo a madeira, o mármore e o granito são atemporais. Sempre serão muito utilizadas na arquitetura e decoração! O que mudou é que hoje em dia não precisam mais ser genuínos, podem ser representações feitas em outros tipos de materiais como a cerâmica, porcelanatos e até revestimentos auto-adesivos.

Granilite/marmorite

O granilite/marmorite é um material a base de concreto que contém agregados de mármores e granitos em sua composição. Foi muito utilizado na década de 40 no Brasil e agora voltou com tudo em objetos de decoração, design e na arquitetura. O método tradicional para criar o granilite/marmorite pode sair muito caro, mas já existem porcelanatos e cerâmicas que imitam a textura, deixando a opção mais viável.

Geométricos

O backsplash num formato geométrico pode ser o elemento que faltava na sua cozinha! Existem diversos formatos, cores e tipos de revestimentos, o que possibilita inúmeras paginações diferentes. Você pode encontrar revestimentos geométricos em pastilhas de vidro, azulejos, porcelanatos e cerâmicas.

Assimétricos

Outra super tendência são os revestimentos assimétricos, que podem ser posicionados apenas nas áreas de interesse como o fogão e a pia. É possível criar várias paginações com cores e peças. Lembre-se de escolher revestimentos pequenos e que possibilitem essa jogada assimétrica, como por exemplo formatos em losango ou pentágono.

Já conhecia o backsplash? Qual modelo você faria na sua casa? Deixe nos comentários e nos siga nas redes sociais!
*Tem uma pastinha no nosso pinterest com todas essas fotinhas pra vocês! E se você gostou dessa matéria, compartilhe com os amigos! Até a próxima! 😀

Créditos de imagens:
IMG 01 via – huizideaz
IMG 02 via – pinimg
IMG 03 via – decorpad
IMG 04 via – neuhausdesigns
IMG 05 via – casavoguebrasil
IMG 06 via – katieconsiders
IMG 07 via – domino
IMG 08 via – radardesign
IMG 09 via – homedepot
IMG 10 via – iarakilaris

IMG 11 via – apartmenttherapy
IMG 12 via – ladahome
IMG 13 via – pinimg
IMG 14 via – nordicdesign
IMG 15 por – lafabrikastudio
IMG 16 via – tuacasa
IMG 17 via – elle
IMG 18 por – dzek
IMG 19 via – decorfacil

IMG 20 via – dcorevoce
IMG 21 via – bildpin 
IMG 22 via – decoracaodecasa
IMG 23 via – vivadecora
IMG 24 via – ideiasdecor
IMG 25 via – simplichique
IMG 26 via – feasthome
IMG 27 via – aestheticworks
IMG 28 via – momozain

Você também pode gostar...

2 comentários

  1. […] área do backsplash deve ter no mínimo 60cm, caso contrário os armários ficarão muito baixos […]

  2. […] isso respeitando o tempo de secagem das tintas). Por último deixei a área do backsplash, que teria um desenho […]

Deixe uma resposta