tudo que você precisa saber sobre o porcelanato
Decoração Materiais

Tudo que você precisa saber sobre o porcelanato

Você provavelmente conhece o porcelanato, ele chegou no mercado brasileiro por volta dos anos 90 e nunca mais saiu. Ele é o “queridinho” da construção devido a sua qualidade elevada e a diversidade de modelos que podemos encontrar no mercado. Então confira abaixo tudo que você precisa saber sobre o porcelanato.

O que é porcelanato  E qual a diferença entre porcelanato e cerâmica  - Tudo que você precisa saber sobre o porcelanato

O porcelanato é um tipo de cerâmica, passa por um processo semelhante e também é produto de uma mistura de argilas e minerais, mas enquanto a cerâmica é produto de uma combinação de dois a quatro tipos de argila, o porcelanato é feito de sete a dez tipos diferentes. E o resultado é um material muito resistente, compacto, vitrificado e homogêneo. Além de permitir a criação de diversos tipos de cores e acabamentos, como a madeira, pedras, metais, concreto, etc. acompanhando todas as tendências de mercado. Devido a todas essas características o porcelanato acaba sendo um material com uma qualidade superior a cerâmica, com maior durabilidade e também na diversidade das peças. Se tiver interesse em saber mais sobre a criação e o processo de produção do porcelanato, veja essa matéria da Portobello, que achei muito bem explicada!

Tipos de porcelanato - Tudo que você precisa saber sobre o porcelanato

Existem dois tipos de porcelanato:

  1. Técnico/ toda massa: suas personalizações são adicionadas diretamente na produção da massa, deixando-o mais resistente a atritos e áreas de alto tráfego, como espaços públicos, garagens, shoppings, etc.
  2. Esmaltado: como o próprio nome diz, recebe uma camada de esmalte, permite a criação de efeitos decorativos em sua superfície, oferecendo uma grande variedade de personalização, podem ter a superfície lisa, acetinada e brilhante, com relevo e rústica.

Os pisos esmaltados possuem uma classificação de acordo com o tráfego que eles podem receber, denominada PEI (Porcelain Enamel Institute – instituto que regulamentou sua classificação), quanto maior o PEI mais resistente ele é em relação à quantidade de pessoas e cargas que podem passar sobre o piso, veja abaixo a tabela.

pei - Tudo que você precisa saber sobre o porcelanato

E tanto o porcelanato técnico quanto o esmaltado podem ter diferentes acabamentos:

  • Polido: possui bastante brilho, resultado do polimento e proteção em sua produção. Mas pode ser um pouco escorregadio se molhado, então precisa ser utilizado apenas em áreas secas.
  • Acetinado: tem um certo brilho, mas menos que o polido, então são menos suscetíveis a riscos e escorregamentos.
  • Natural: é pouco escorregadio e de fácil limpeza. Por isso são ótimas escolhas para áreas molhadas como banheiros com chuveiro e área de serviço. Também é uma excelente opção para diferentes espaços comerciais e até mesmo industriais;
  • Lapado: Imita a superfície de pedras ornamentais
  • Struturato: devido a sua superfície levemente abrasiva, é recomendado para áreas úmidas como saunas, decks e banheiros.
  • Ext: indicado para áreas externas, devido a sua abrasividade ele tem boa resistência mesmo quando encharcados.
    *Alguns nomes podem ter variações de fabricantes para fabricantes e o mercado está em constante mudança, por isso sempre surgem novos tipos, para diferenciar as novas especificidades.
Tipos de porcelanato  - Tudo que você precisa saber sobre o porcelanato
Como escolher o tamanho ideal do porcelanato - Tudo que você precisa saber sobre o porcelanato

O tamanho da peça de porcelanato deve ser coerente com o tamanho do seu espaço, por exemplo, uma peça muito grande num ambiente pequeno pode dar a impressão de que o local é ainda menor. Pense também no formato da peça, qual tamanho e formato serão melhores aproveitados no seu espaço sem precisar de muitos recortes.

Preços de porcelanato - Tudo que você precisa saber sobre o porcelanato

O preço do porcelanato é um pouco maior que uma cerâmica comum, mas a sua durabilidade compensa o valor. O mercado hoje oferece muita variedade, é possível encontrar porcelanatos a partir de uns R$25,00 o m2, mas esse preço varia muito devido ao tipo, tamanho, qualidade, marca, entre outros, e aí pode passar dos R$200,00 o m2.

Onde comprar porcelanato - Tudo que você precisa saber sobre o porcelanato

Hoje em dia é muito fácil encontrar porcelanatos, é possível encontrar em quase toda loja de material de construção e também fazer encomendas pela internet .

Como limpar o porcelanato - Tudo que você precisa saber sobre o porcelanato

Os porcelanatos polidos exigem mais cuidados que os não polidos. Se não houver o devido cuidado, podem surgir manchas e arranhões. Não se deve utilizar produtos abrasivos na limpeza, então utilize apenas vassouras de cerdas macias, água, sabão ou detergente neutro e um pano macio.

Aplicação do porcelanato - Tudo que você precisa saber sobre o porcelanato

Deve ser feita por um profissional qualificado, numa superfície sem imperfeições, lisa, seca e limpa. Se tiver curiosidade sobre o processo detalhado, clique aqui e veja essa matéria do site pedreirão.

Onde posso usar porcelanato - Tudo que você precisa saber sobre o porcelanato

O porcelanato pode ser utilizado em superfícies internas, externas, paredes e até bancadas, mobiliários e para efeitos decorativos. Mas deve ser consultado com o fabricante e/ou profissional projetista qual o tipo e modelo ideal para o seu projeto.

Porcelanato bold x retificado - Tudo que você precisa saber sobre o porcelanato

Ambos os termos são classificações no tipo de borda da peça. O porcelanato retificado significa que suas bordas são 100% retas, o que possibilita a utilização de menos rejunte, além de uma maior precisão na aplicação das peças.

Já o porcelanato bold tem as suas bordas levemente abauladas, arredondadas.

bold x retificado - Tudo que você precisa saber sobre o porcelanato
TIPOS DE BORDA CERÂMICAS E PORCELANATOS - Tudo que você precisa saber sobre o porcelanato
Porcelanato líquido - Tudo que você precisa saber sobre o porcelanato

Você pode estar se perguntando: mas e o porcelanato líquido? Por que não apareceu nos tipos de porcelanato? Ele não foi citado acima, pois o porcelanato líquido não é porcelanato.

Ele ficou conhecido com esse nome, mas não se trata de um porcelanato e sim uma resina líquida époxi com aditivos de poliuretano, talvez esse nome tenha se espalhado pelo fato dele também ter um acabamento brilhante, assim como muitos porcelanatos. Como ele é líquido, é possível fazer aplicações de desenhos, cores e não precisa de rejunte, ficando um piso totalmente homogêneo. 

Mas o porcelanato líquido se não for bem aplicado, precisará ser retirado e isso custa muito caro, além de ser trabalhoso. A Epoxitec é lider no mercado e ministra aulas de aplicação de porcelanato líquido, se tiver interesse em aprender as técnicas corretas, no conforto da sua casa e no seu tempo, através de aulas 100% online, clique aqui e saiba mais.

Você já conhecia todos os tipos e especificidades do porcelanato? Espero ter tirado as dúvidas e lembre-se de sempre se atentar ao tipo e local no qual você quer aplicá-lo, consulte os fabricantes e profissionais da área para não ter erro na sua escolha! 

*Tem uma pastinha no nosso pinterest com todas essas fotinhas pra vocês! E se você gostou dessa matéria, deixe nos comentários para eu continuar produzindo conteúdos como esse para vocês! Ah! E compartilhe com os amigos também né! Até a próxima! 😀

Você também pode gostar...

2 comentários

  1. marcos paulo vilela diz:

    Manchas no Porcelanato?
    Olá, comprei um porcelanato polido da marca Royal Grés e o mesmo fica com manchas que parecem gordura porém não são, eu já tentei limpar de varias maneiras, mas as manchas não saem,

    Gostaria de saber como fazer para retirar as manchas.

    Estou achando que é defeito do piso.

    1. Olá Marcos,
      a mancha pode ser fruto de algum produto inadequado que foi passado no porcelanato. Para fazer a remoção de alguma mancha, o recomendado é fazer uma mistura de 5 litros de água com 1 colher (de sopa) de detergente líquido neutro, aplicar na mancha com o lado macio da esponja ou um pano macio e em seguida enxaguar com um pano úmido. Porém se demorar muito para remover a mancha, fica realmente muito difícil retirá-la. Mas também existe a chance de ser um defeito de fábrica, se o produto tiver garantia, você pode solicitá-la. Em último caso, você pode contratar uma empresa especializada em limpeza de porcelanatos. Espero ter ajudado, grande abraço!

Deixe uma resposta