Reformar sem quebrar

Conheça os tipos de cortinas!

Oii gente, já pararam para pensar na quantidade de tipos e estilos de cortinas que existem no mercado? Tanta opção deixa a gente até em dúvida né? Então hoje quero que você conheça os tipos de cortinas para não errar na escolha!

Cortina tipo silhouette

A cortina tipo silhouette se assemelha à uma persiana, mas as suas lâminas são feitas de tecido e tem esse formato ondulado, que ficam entre 2 véus transparentes, permitindo controlar muito bem a luminosidade no ambiente . 

É feita de poliéster, tem proteção contra os raios UV e ainda é possível escolher entre uma diversidade de cores e texturas.

01 - Conheça os tipos de cortinas!

Imagem: Hunter douglas

Cortina tipo duette ou celular

As cortinas tipo duette ou também conhecidas como celular tem esse nome pelo formato de sua estrutura, o formato das “células” foram inspiradas no favo de mel. Elas permitem uma transparência total até o blackout (bloqueio total da luminosidade). Além disso, ainda permite conforto térmico e acústico. 

Outra vantagem desse modelo é o seu design moderno, não tem nenhuma cordinha aparente! Isso mesmo, as cordas de acionamento passam por dentro do tecido. Outro fator interessante é que elas permitem larguras máximas de 4,40 m e existem 3 tamanhos de células, as de 10mm, 20mm e 30mm. 

Segundo a empresa Hunter Douglas, elas oferecem o melhor tipo de blackout do mercado! E a variedade de tecidos é extensa, entre elas estão as sedas e tecidos reciclados de garrafas PET.

Cortina tipo Duofold

A cortina tipo Duofold está mais relacionada ao sistema da cortina, pois nele, o acionamento da cortina pode ser tanto para cima quanto para baixo, uma ótima solução para colocar em sacadas fechadas ou janelões. 

Geralmente associado com o tipo de cortina duette/celular, pois como ela funciona como uma sanfona, é perfeito para esse sistema. Assim você tem um maior controle sobre a abertura!

Imagem: Hunter douglas

Cortina tipo Romana

O diferencial da cortina tipo Romana é que ela estruturada em módulos separados por “varetas”, que conforme se abrem vão criando pequenos gomos na parte superior da cortina.  

Também possui uma extensa gama de tipos de tecido que transmitem diferentes sensações. 

Cortina tipo Rolo

Rolo é um dos tipos de cortinas que é bem discreto e simples, como o próprio nome diz, ela se abre ou fecha através de um rolo no superior da janela. Além dos diversos tipos de tecido, ela também pode ser feita de bambu!

É possível ainda planejar um forro de gesso onde a cortina fique 100% escondida se estiver totalmente aberta, deixando o ambiente bem clean.

Imagem: Thiranet 

Cortina tipo Painel

A cortina tipo painel é uma ótima opção caso queira dividir parcialmente 2 ambientes. Ela consiste em painéis de tecido fixos que se movimentam através de um trilho superior. 

>>Já pensou em utilizar cortinas de diversos modos na decoração? Clica aqui pra ver!

Imagem: Portal 27

Cortina tipo Blackout

A cortina tipo blackout é mais sobre a função do que o estilo. Uma cortina blackout quer dizer que ela bloqueia 100% a luminosidade. Então na verdade ela pode ser encontrada em diversos estilos de cortina como por exemplo a duette ou a silhouette. 

Cortina tipo Voal ou Voile

As cortinas voal/voile são as cortinas clássicas de tecido, geralmente associadas a tecidos com uma certa transparência, mas também podem ser misturadas com outros tipos de materiais e tecidos. 

Uma boa opção é misturar com algum tecido que seja blackout, assim você consegue optar pela leveza da transparência ou quando necessário, o bloqueio da luz. 

Imagem: blind solutions

Cortina tipo Double vision

A cortina tipo double vision é um modelo bem diferenciado e interessante. Ela intercala listras horizontais com e sem transparência e conforme é desenrolado é possível controlar a intesidade da luz. 

Cortina tipo Persiana horizontal e vertical

O maior diferencial das persianas é que suas lâminas podem ser feitas de diferentes materiais, tais como metal, pvc, tecido, madeira. Elas podem ser horizontais ou verticais, sendo as verticais uma opção interessante para locais com portas ou quando quiser que ela abra do centro para as laterais. 

Imagem: Asafedecor

Independentemente do modelo, é preciso analisar o quanto você pretende investir, o tipo de tecido, a instalação, etc.

Agora que você conhece os principais tipos de cortinas, já sabe qual ficaria melhor no seu ambiente? 🙂

Sair da versão mobile