Tá difícil decorar com pouco por aí? Então no post de hoje eu quero compartilhar um projeto que eu criei gastando bem pouco, mas botando a mão na massa! Com algumas caixas de papelão e tecido eu criei um anteparo de papelão, que poderia muito bem virar uma divisória de ambientes. Então vem, que eu vou mostrar como foi todo o passo a passo!
Concepção
Para o formato do meu anteparo, eu pensei em criar uma forma simples, que não seria muito complicado para fazer os recortes, mas que também fosse interessante.
Então me inspirei nos cenários do Super Mário, que tem várias desses formatos ao longo das fases, e conclui que faria 2 diferentes tamanhos e em 2 tons de verde, sem muitos detalhes, bem minimalista mesmo.
Pra começar, eu escolhi as caixas que seriam mais adequadas para o meu projeto. Então peguei as maiores caixas que tinha em casa, já que eu queria fazer um anteparo relativamente alto (1,80 a 2,00 m), de forma a ter menos remendos.
Depois disso comecei a cortar com um estilete ou tesoura de forma a ter o menor número de peças possíveis, para a peça se manter mais estável, com menos remendos.
Com uma trena simples fui medindo e recortando o papelão de acordo com o formato que eu queria.
Criando os remendos
Mesmo que eu quisesse criar uma peça única, não era possível com o que eu tinha disponível. Então tive que fazer alguns remendos nas peças. Com o que eu tinha em casa, consegui criar 2 camadas de papelão e utilizei alguns pedaços menores para criar alguns reforços nas áreas mais frágeis como as dobraduras.
Confesso que ficaria muito melhor se pudesse fazer umas 4 camadas de papelão (pelo menos com a espessura de papelão que eu tinha),mas mesmo não conseguindo reproduzir a melhor opção possível, não deixei de fazer!
Então posicionei todos os pedaços de cada um dos anteparos, coloquei alguns reforços entre as duas peças e depois colei com fita adesiva transparente daquelas grossinhas. Eu tentei primeiro com fita crepe, mas ela se solta facilmente do papelão, então eu aconselho utilizar a fita adesiva para melhores resultados.
Coloquei a fita adesiva transparente onde fui achando necessário, basicamente nas divisões e possíveis aberturas.
Criando as capas
Com as bases prontas, eu peguei os tecidos que eu havia escolhido, em 2 tons de verde. Como não tinha nada em casa que poderia utilizar como capa, eu comprei 2 tecidos que encontrei mais baratos, e eles foram um lençol de cama e uma toalha de mesa.
Para saber se o tamanho do tecido seria o suficiente eu fiz uma conta básica, que seria pelo menos a área da peça x 2, pra que eu conseguisse fazer a frente e o verso, se achou confuso, dá uma olhada no exemplo que eu dei abaixo.
Como transformar em divisória de ambiente?
A minha ideia inicial era de colocar algum suporte na base, para que ficassem parados sozinhos, mas no meu caso, achei melhor simplificar, já que eu só usaria apoiado na parede. Mas fica a ideia para quem quiser transformar em uma divisória de ambientes.
Só tome cuidado com a estabilidade da peça, os pés precisam ter espessuras e tamanhos adequados para aguentar a peça. Quanto maior e mais alta a peça, maior ou mais pesada a sua base precisará ser.
Preparando os tecidos para o anteparo de papelão
Então abri os tecidos no chão mesmo (que é onde eu tinha espaço suficiente) e demarquei o formato do anteparo com uma caneta, mas o ideal seria aquele giz próprio para tecido, para não danificar o tecido.
Depois disso, recortei tudo alguns centímetros um pouco maior que a marcação. Aí peguei esse primeiro recorte e utilizei de molde para recortar o outro lado.
Com as faces que seriam os versos viradas para fora, fui colando na linha demarcada colando um tecido no outro. Mas vou ser muito sincera, se possível, costure ao invés de passar cola, o resultado teria ficado muito melhor se tivesse costurado.
Se não tiver como costurar utilize a cola para tecido com cuidado, faça testes antes em algum pedacinho a parte de tecido, para voce entender como ela reage no tecido.
Feito isso, conferi se não tinha ficado nenhuma parte mal colada, e quando achava um buraco eu repassava um poquinho mais de cola e pressionava bem.
Para finalizar a barra do tecido, eu fiz um acabamento melhor, fui dobrando 2x o tecido e passando a cola na dobra. A ordem é a seguinte: faz 1 dobra, passa a cola e dobra mais uma vez. E para finalizar passei essa dobra com um ferro de passar roupa.
Depois de fazer a barra eu revirei o tecido e passei tudo com o ferro de passar roupa para tirar os amassados, depois disso foi só cobrir a nossa base de papelão e pronto! O anteparo de papelão é um ótimo item decorativo para decorar a sua parede.
Se ficou alguma dúvida, pode deixar um comentário! Se quiser ver todo processo através do vídeo, está aqui também! 💜