Reformar sem quebrar

Tudo que você precisa saber sobre o porcelanato

Você provavelmente conhece o porcelanato, ele chegou no mercado brasileiro por volta dos anos 90 e nunca mais saiu. Ele é o “queridinho” da construção devido a sua qualidade elevada e a diversidade de modelos que podemos encontrar no mercado. Então confira abaixo tudo que você precisa saber sobre o porcelanato.

O que é porcelanato  E qual a diferença entre porcelanato e cerâmica  - Tudo que você precisa saber sobre o porcelanato

O porcelanato é um tipo de cerâmica, passa por um processo semelhante e também é produto de uma mistura de argilas e minerais, mas enquanto a cerâmica é produto de uma combinação de dois a quatro tipos de argila, o porcelanato é feito de sete a dez tipos diferentes. E o resultado é um material muito resistente, compacto, vitrificado e homogêneo. Além de permitir a criação de diversos tipos de cores e acabamentos, como a madeira, pedras, metais, concreto, etc. acompanhando todas as tendências de mercado. Devido a todas essas características o porcelanato acaba sendo um material com uma qualidade superior a cerâmica, com maior durabilidade e também na diversidade das peças. Se tiver interesse em saber mais sobre a criação e o processo de produção do porcelanato, veja essa matéria da Portobello, que achei muito bem explicada!

Existem dois tipos de porcelanato:

  1. Técnico/ toda massa: suas personalizações são adicionadas diretamente na produção da massa, deixando-o mais resistente a atritos e áreas de alto tráfego, como espaços públicos, garagens, shoppings, etc.
  2. Esmaltado: como o próprio nome diz, recebe uma camada de esmalte, permite a criação de efeitos decorativos em sua superfície, oferecendo uma grande variedade de personalização, podem ter a superfície lisa, acetinada e brilhante, com relevo e rústica.

Os pisos esmaltados possuem uma classificação de acordo com o tráfego que eles podem receber, denominada PEI (Porcelain Enamel Institute – instituto que regulamentou sua classificação), quanto maior o PEI mais resistente ele é em relação à quantidade de pessoas e cargas que podem passar sobre o piso, veja abaixo a tabela.

E tanto o porcelanato técnico quanto o esmaltado podem ter diferentes acabamentos:

  • Polido: possui bastante brilho, resultado do polimento e proteção em sua produção. Mas pode ser um pouco escorregadio se molhado, então precisa ser utilizado apenas em áreas secas.
  • Acetinado: tem um certo brilho, mas menos que o polido, então são menos suscetíveis a riscos e escorregamentos.
  • Natural: é pouco escorregadio e de fácil limpeza. Por isso são ótimas escolhas para áreas molhadas como banheiros com chuveiro e área de serviço. Também é uma excelente opção para diferentes espaços comerciais e até mesmo industriais;
  • Lapado: Imita a superfície de pedras ornamentais
  • Struturato: devido a sua superfície levemente abrasiva, é recomendado para áreas úmidas como saunas, decks e banheiros.
  • Ext: indicado para áreas externas, devido a sua abrasividade ele tem boa resistência mesmo quando encharcados.
    *Alguns nomes podem ter variações de fabricantes para fabricantes e o mercado está em constante mudança, por isso sempre surgem novos tipos, para diferenciar as novas especificidades.

O tamanho da peça de porcelanato deve ser coerente com o tamanho do seu espaço, por exemplo, uma peça muito grande num ambiente pequeno pode dar a impressão de que o local é ainda menor. Pense também no formato da peça, qual tamanho e formato serão melhores aproveitados no seu espaço sem precisar de muitos recortes.

O preço do porcelanato é um pouco maior que uma cerâmica comum, mas a sua durabilidade compensa o valor. O mercado hoje oferece muita variedade, é possível encontrar porcelanatos a partir de uns R$25,00 o m2, mas esse preço varia muito devido ao tipo, tamanho, qualidade, marca, entre outros, e aí pode passar dos R$200,00 o m2.

Hoje em dia é muito fácil encontrar porcelanatos, é possível encontrar em quase toda loja de material de construção e também fazer encomendas pela internet .

Os porcelanatos polidos exigem mais cuidados que os não polidos. Se não houver o devido cuidado, podem surgir manchas e arranhões. Não se deve utilizar produtos abrasivos na limpeza, então utilize apenas vassouras de cerdas macias, água, sabão ou detergente neutro e um pano macio.

Deve ser feita por um profissional qualificado, numa superfície sem imperfeições, lisa, seca e limpa. Se tiver curiosidade sobre o processo detalhado, clique aqui e veja essa matéria do site pedreirão.

O porcelanato pode ser utilizado em superfícies internas, externas, paredes e até bancadas, mobiliários e para efeitos decorativos. Mas deve ser consultado com o fabricante e/ou profissional projetista qual o tipo e modelo ideal para o seu projeto.

Ambos os termos são classificações no tipo de borda da peça. O porcelanato retificado significa que suas bordas são 100% retas, o que possibilita a utilização de menos rejunte, além de uma maior precisão na aplicação das peças.

Já o porcelanato bold tem as suas bordas levemente abauladas, arredondadas.

Você pode estar se perguntando: mas e o porcelanato líquido? Por que não apareceu nos tipos de porcelanato? Ele não foi citado acima, pois o porcelanato líquido não é porcelanato.

Ele ficou conhecido com esse nome, mas não se trata de um porcelanato e sim uma resina líquida époxi com aditivos de poliuretano, talvez esse nome tenha se espalhado pelo fato dele também ter um acabamento brilhante, assim como muitos porcelanatos. Como ele é líquido, é possível fazer aplicações de desenhos, cores e não precisa de rejunte, ficando um piso totalmente homogêneo. 

Mas o porcelanato líquido se não for bem aplicado, precisará ser retirado e isso custa muito caro, além de ser trabalhoso. A Epoxitec é lider no mercado e ministra aulas de aplicação de porcelanato líquido, se tiver interesse em aprender as técnicas corretas, no conforto da sua casa e no seu tempo, através de aulas 100% online, clique aqui e saiba mais.

Você já conhecia todos os tipos e especificidades do porcelanato? Espero ter tirado as dúvidas e lembre-se de sempre se atentar ao tipo e local no qual você quer aplicá-lo, consulte os fabricantes e profissionais da área para não ter erro na sua escolha! 

*Tem uma pastinha no nosso pinterest com todas essas fotinhas pra vocês! E se você gostou dessa matéria, deixe nos comentários para eu continuar produzindo conteúdos como esse para vocês! Ah! E compartilhe com os amigos também né! Até a próxima! 😀

Sair da versão mobile