Reformar sem quebrar

Alturas ideais para sua cozinha

Sabe aquelas bancadas que doem as costas quando você lava a louça? Ela pode estar numa altura inadequada. Então que tal saber as alturas ideais para sua cozinha?! As medidas são feitas a partir de um padrão médio de uma pessoa de mais ou menos 1,70 m, portanto não são uma regra, mas sim uma orientação. 

Alturas de bancadas

As alturas para bancadas de trabalho, como a pia, fogão e área de preparo da comida, devem estar numa altura onde os braços fiquem confortáveis e os cotovelos num ângulo próximo à 90º, pois são os lugares onde exigem mais esforço físico, então eles devem estar entre 85 a 95 cm do chão

Caso você tenha uma bancada estilo “cozinha americana”, para receber amigos ou uma refeição rápida, essa deve ser um pouco mais alta, assim como as banquetas que a acompanham. A bancada deve ter no mínimo 90 cm e no máximo 1,20 m e as banquetas devem ter no mínimo 30, 40 cm de diferença da bancada, para as pernas. Como as banquetas são mais altas, lembre-se de verificar se existe um descanso para os pés, caso contrário pode ser desconfortável.

 A área do backsplash deve ter no mínimo 60cm, caso contrário os armários ficarão muito baixos ou muito altos. E o espaço entre bancadas deve ter no mínimo 1,00 m, para que caso existam 2 pessoas trabalhando nas 2 bancadas, elas não se esbarrem.  

arm bancada - Alturas ideais para sua cozinha

Tipos de mesas

Existem vários tipos de mesa, mas separei alguns formatos mais comuns e as medidas necessárias. Mesas redondas são melhores para acomodar mais pessoas, é mais fácil de ir adicionando cadeiras e incluir pessoas extras numa mesa. As mesas quadradas e retangulares tem os lugares mais bem definidos e também mais bem aproveitados, pois o espaço da mesa é maior.

Dimensões

As dimensões podem variar, dependendo do modelo da cadeira, se tem braços ou não, se é mais larga ou mais fina. Mas de modo geral, eu diria que uma dimensão confortável para uma pessoa sentada poder abrir os braços sem se preocupar com quem está ao lado, seria de no mínimo 80 cm. 

Porém, quantos mais lugares sua mesa tem, mais difícil ter a “comodidade” dos 80 cm, pois a mesa vai ficando muito grande e espaçosa. Veja abaixo alguns modelos, repare como o estilo da mesa /cadeira podem variar e as sensações de espaço que elas geram.

Torre quente e espaço para geladeira

Se você pensa em ter uma “torre quente”, que nada mais é do que uma coluna de armário destinada para fornos elétricos e microondas, as medidas ideais são mais ou menos no centro para baixo do armário, para que seja fácil colocar e retirar as comidas. 

As vantagens de se ter uma torre quente é que a cozinha fica mais organizada, num local de fácil acesso e sem perder espaço de bancada. É aconselhável que o microondas fique acima do forno elétrico, pois geralmente ele serve para esquentar coisas rápidas e pequenas, ao contrário do forno elétrico, que muitas vezes recebe travessas pesadas de vidro e que precisam ser checadas com mais frequência. 

A altura do espaço para geladeira deve ser apenas um pouco maior do que sua geladeira, então se você ainda pretende comprá-la deixe o projeto dos armários para depois. Caso contrário você terá que comprar uma geladeira que se adeque a altura do armário ou poderá ter problemas no seu encaixe. Mas uma medida “segura” seria entre 1,80 m à 2,00 m, pois os modelos costumam ter medidas próximas à essas.
>>Se quiser ver coisas que você precisa ter na sua cozinha, clique aqui

Ah, uma altura que muitos podem ter dúvidas também é a altura ideal para os armários altos. Eu diria que depende, elas devem começar numa altura de pelo menos 1,60 m, mas se vão até o teto ou não é uma questão de gosto, da altura do seu pé direito (dimensão do chão ao teto), entre outros. 

Na minha opinião ir até o teto é uma boa opção, pois assim você ocupa o máximo de espaço da sua cozinha e não deixa vão para juntar poeira, mas um armário mais baixo pode ter ser charme e ser até mais prático caso seu pé direito seja muito alto, pois será difícil alcançar suas partes mais altas.

 Por hoje é isso pessoal, qualquer dúvida, crítica ou sugestões estamos aí! E como estão as dimensões da sua cozinha, são suficientes ou poderiam ser melhores? Quero saber a sua opinião, comente aqui embaixo e compartilhe com seus amigos essa matéria! 😀 

Créditos de imagens: 
IMG 01 – autoral
IMG 02 via – arquidicas
IMG 03 via papernstitchblog 
IMG 04 via – decoracaodecasa
IMG 05 via – arqmariaffernanda
IMG 06 – autoral

IMG 07 via – madeirado
IMG 08 via – casadevalentina
IMG 09 via – limaonaagua
IMG 10 via – inaarq
IMG 11 via – decorsalteado
IMG 12 via – vivadecora
IMG 13 – autoral

IMG 14 – autoral
IMG 15 via – decorfacil
IMG 16 via – pinimg
IMG 17 via – diacriativo
IMG 18 via – vivadecora

Sair da versão mobile