Reformar sem quebrar

Estilo JAPANDI – como decorar?

Oie! Você conhece o estilo Japandi? Se não conhece ainda vou te mostrar tin tin por tin tin sobre como decorar no estilo Japandi. Ele é a mistura do design japonês com o escadinavo, por isso o nome Japandi. São estilos semelhantes, mas tem algumas características diferentes. 

 

PALETA DE CORES

A começar pela paleta de cores. Em ambos os estilos, a gente encontra muitos tons neutros, mas no estilo Japandi encontramos muito mais o preto e cores em tons terrossos, enquanto no estilo escandinavo a paleta de cores fica mais nos tons neutros, muito branco e tons claros. 

Se você não conhece o estilo escandinavo, recomendo você dar uma olhadinha nesse post aqui.

PALETA JAPANDI

japandi - Estilo JAPANDI - como decorar?

PALETA ESCANDINAVA

CONTRASTE

A escolha da paleta de cores tem a ver com outro fator que se diferencia do escandinavo, que é a questão de contraste. 

No estilo Japandi, o contraste entre os elementos é bem vindo, por isso ele aceita mais o preto e algumas outras cores, desde que tenham baixa saturação, ou seja, o contrário de cores vibrantes. 

BASTANTE CONTRASTE

POUCO CONTRASTE

DESIGN MINIMALISTA

Outra característica do estilo Japandi são peças com design minimalista, então escolha peças que tenham geometrias simples, nada que tenha muitos ornamentos. Aqui o menos realmente é mais. A qualidade é muito mais importante que a quantidade

Imagem: stillinspiration
Imagem: L.A.M concept

SELEÇÃO E ORGANIZAÇÃO - DANSHARI

Os itens dentro do espaço também devem ser muito bem escolhidos e organizados. No Japão existe uma técnica chamada Danshari

Ela basicamente consiste em 3 passos: 

  • RECUSAR: Não adquirir algo que não é necessário
  • DESCARTAR: Jogar fora o que não nos serve mais ou o que não nos traz alegria
  • SEPARAR: Desapegar de bens materiais e realmente apreciar a vida, que vai muito além das coisas materiais que a gente possui

Talvez você já tenha visto esse termo através da Marie Kondo, que é especialista no assunto, já lançou vários livros sobre organização pessoal e tem um programa na netflix (Ordem na casa com Marie Kondo)

Imagem via: Planetedeco.fr

WABI SABI

Outro conceito estético relacionado ao danshari é o wabi sabi (wabi = quietude e sabi = simplicidade), que preza pela beleza da imperfeição, do incompleto, do impermanente.

Então características como a assimetria, aspereza, irregularidade, simplicidade, economia são de grande valor…

Por isso, materiais e peças artesanais são um ótimo exemplo de coisas que tenham essas características, pois cada peça é única e tem suas “imperfeições”. 

Imagem via: Planetedeco.fr

MÓVEIS BAIXOS

Você também pode utilizar móveis mais baixos, próximos ao chão. No Japão é muito comum o uso de tatames, porque com ele é possível estender um futon ou um colchão durante a noite e durante o dia ele pode ser recolhido, dando espaço para algum outro propósito no ambiente. 

Como você pode perceber… está tudo interligado, o tatame existe para cumprir o papel da simplicidade, que já foi citado várias vezes até agora 😅 porque ele consegue unir os propósitos de comer e dormir em 1 só elemento. 

Imagem via: Stylelovely
Imagem via: Theultralinx

CONCEITO DE MA

Além da simplicidade, outro aspecto que a cultura tradicional japonesa considera importante é o conceito de ma, ou o conceito do espaço negativo. Seguindo esse conceito, os objetos devem ficar distantes uns dos outros e esse espaço entre eles ajuda a estimular a criatividade. 

Imagem via: Woodtailors

INTEGRAÇÃO DO ESPAÇO INTERNO E EXTERNO

Outro fator importante nos interiores japoneses é a integração do espaço interno com o espaço externo.

Na arquitetura tradicional japonesa, esses espaços eram geralmente separados por painéis de correr, que tem uma estrutura de madeira e são preenchidos com um papel translúcido. Isso porque para eles, contemplar a natureza, era algo muito importante. 

Imagem via: d.signers

Como vocês podem perceber o estilo Japandi traz muitos conceitos da decoração tradicional japonesa, mas misturados com o estilo escandinavo ela fica ainda mais elegante e atual. 

Espero que vocês tenham gostado de conhecer um pouco mais sobre esse estilo que está super em alta. Até o próximo post, tchauzin! 😁

Sair da versão mobile