Todo mundo tem ou já teve uma cadeira que o estofado começa a se deteriorar com o tempo. Por isso, uma boa estratégia é trocar o estofado da cadeira! E você pode fazer isso sozinha(o). Assim você economiza e ainda ajuda o gerar menos descarte no mundo!
A primeira coisa que você precisa fazer é apoiar a cadeira de cabeça para baixo, e retirar todos os parafusos que prendem o assento, isso pode ser com a parafusadeira ou uma chave de fenda (ou philips, depende dos parafusos da sua cadeira).
Desparafusando a cadeira
2º passo - Retirar os grampos
Depois, com o verso do assento para cima, retire todos os grampos do forro e também os grampos do tecido na cadeira com a ajuda da chave de fenda ou o extrator de grampos. Não jogue fora o forro e nem o tecido antigo, pois ele servirá como molde para o novo!
Retirando os grampos do forro
Retirando os grampos do tecido
Retirando grampos quebrados
Jogando os grampos numa latinha
Se algum grampo ficar emperrado ou quebrar, utilize o alicate para retirá-los facilmente. Outra dica é colocar os grampos que você retira, numa latinha ou algum recipiente fechado, para não ter perigo de rasgar o saco de lixo depois e também não machucar os lixeiros mais tarde!
3º passo - Recortando o tecido
Abra o tecido novo, com o verso para cima, coloque o tecido antigo por cima para utilizá-lo como molde para o novo e marque com o lápis/caneta com uns 5 cm a mais de cada lado, por segurança. Depois de marcado, recorte o tecido.
Marcando o tecido
Recortando o tecido novo
4º passo - Fixando o novo estofado
Coloque o assento com a espuma sobre o tecido novo, com o verso para cima, e então pregue (com o grampeador) com 1 a 3 grampos no centro de cada lateral, deixando os cantos abertos. Não se esqueça de puxar bem o tecido para que não fique frouxo.
>> Talvez você se interesse pela cadeira acapulco, você conhece esse ícone? Clica aqui, se quiser saber mais.
Grampeando o novo tecido
5º passo - Grampeando os cantos
Assim que todas as laterais estiverem grampeadas, comece a grampear os cantos.
Em bordas mais quadradas, gosto de dobrar o tecido como se fosse um embrulho de presente, de forma que apareça apenas um “risquinho” na lateral, assim fica bem discreto.
Agora se o canto for bem arredondado, o acabamento é um pouco mais complicado, para que não apareça nenhuma dobra no assento, você precisa criar várias pregas no tecido, vá puxando e segurando o tecido, quando encontrar as dobras certas, grampeie.
Depois de finalizar todos os cantos, grampeie alongo do tecido, o suficiente para prender bem o tecido no assento.
Grampeando cantos quadrados
Grampeando cantos arredondados
Assento grampeado
Recortando excessos de tecido
Quando tiver grampeado todo o tecido, certifique-se de que o tecido não está cobrindo os buracos dos parafusos e também que não esteja sobrando tanto tecido. Se for preciso, recorte esses excessos com a tesoura.
6º passo - Finalizando a cadeira
Depois grampeie também o mesmo forrinho (ou pode ser um novo), apenas para esconder/proteger os grampos. Se utilizar o mesmo forro, tente alinhar os buracos dos parafusos com os buracos na madeira, para facilitar quando for devolver os parafusos no lugar.
Feito isso, parafuse o assento na base da cadeira novamente e está pronto seu novo assento!
Grampeando o forro de volta
Parafusando o assento na cadeira
Para àqueles que preferem visualizar por vídeo, dá uma olhadinha aqui 🙂
Pronto, assim você economiza na compra de cadeiras novas, e ainda ajuda a gerar menos descarte no mundo! Se ficou qualquer dúvida ou quiser fazer um comentário, é só dizer! E se você gostou dessa matéria, compartilhe com seus amigos e até a próxima 🙂