Reformar sem quebrar

Cabeceiras: como escolher o melhor tipo?

Já parou pra pensar como o espaço ao nosso redor tem influência sobre nós? No caso dos quartos, um dos principais itens são as cabeceiras. O formato e também os materiais influenciam nessas sensações. Mas além disso, você precisa considerar as peculiaridades do seu ambiente, como por exemplo a altura, as dimensões do quarto e até as cores.

TIPOS DE QUARTOS E CABECEIRAS

QUARTOS ESTREITOS

Para quartos muito estreitos, a melhor estratégia é utilizar cabeceiras ocupando toda a largura da parede, a altura até uns 40/50 cm acima da altura do colchão e com uma cor contrastante com o resto da parede. 

OPÇÃO 2 logo info - Cabeceiras: como escolher o melhor tipo?

>>Já pensou em reformar o seu criado-mudo gastando quase nada? Dá uma olhada aqui, para ver o resultado.

QUARTOS ALTOS

Já os quartos com um pé direito (altura do chão ao teto) mais alto, é aconselhável utilizar uma cabeceira mais vertical, para valorizar toda a altura. Mas cuidado! Se além de alto ele também for estreito, uma cabeceira alta, pode dar a sensação de que o quarto é ainda mais estreito. 

QUARTOS PROPORCIONAIS

Para quartos com dimensões proporcionais, é mais fácil não errar na escolha da cabeceira, se utilizar uma cabeceira na largura da cama e numa altura padrão, a cabeceira irá manter as proporções do quarto. Mas você pode utilizar outros tipos de cabeceira, caso queira criar uma sensação diferente. 

QUARTOS EM GERAL

Não ter uma cabeceira também é uma opção. Ainda assim é possível valorizar a cama, pintando ou demarcando (com papel de parede) toda a parede onde a cama se encontra. Mas precisa criar um contraste das outras paredes, marcando assim um ponto focal no ambiente. Essa opção é simples e também se enquadra melhor em qualquer situação, pois cria a sensação de amplitude no ambiente.

FUNÇÕES DA CABECEIRA

CONFORTO

As cabeceiras tem duas funções principais: conforto e estética. Se sua maior preocupação for ter uma cabeceira confortável, as melhores opções são as cabeceiras:
– almofadada
– capitonê
– madeira (uma opção bem econômica é a 
madeira OSB)
– couro. 

ESTÉTICA

Agora se você quer uma cabeceira apenas por motivos estéticos, boas opções são cabeceiras:

– metálicas
– demarcar com pintura
– papel de parede
– fita adesiva. 

>> Aliás, se quiser ver 8 cabeceiras criativas gastando pouco, clique aqui

Claro que não existe uma regra para a cabeceira de cama perfeita, mas espero que seguindo essas dicas você faça uma boa escolha na hora de escolher a cabeceira que se adeque ao seu quarto.
Se você gostou dessa matéria, deixe seu comentário, compartilhe com os amigos e siga a página nas redes sociais! Até a próxima 😉 

Referência de imagens:
IMG 01 – cabeceira almofadada: harrodsinteriors
IMG 02 – cabeceira capitonê: curatedinterior 
IMG 03 – cabeceira madeira: loftinterior
IMG 04 – cabeceira couro: via designmilk
IMG 05 – cabeceira fita adesiva: fonte não encontrada via pinterest
IMG 06 – cabeceira pintura: fonte não encontrada via pinterest
IMG 07 – cabeceira metálica: aliciawoodlifestyle 
IMG 08 – cabeceira papel de parede: via casadevalentina

Sair da versão mobile