Reformar sem quebrar

Diferenças entre Ladrilho Hidráulico e Azulejo

Hoje em dia quem não busca um conforto especial em casa, está fora da curva. Existe uma grande gama de produtos de revestimento cerâmicos como o azulejo comum que está sendo fabricado cada vez mais em massa, com máquinas modernas, reduzindo assim seu custo de produção e consequentemente o custo de venda.

Apesar da modernização do século XXI, os Ladrilhos Hidráulicos estão ganhando cada vez mais espaço e virando tendência nos quatro cantos do mundo (de novo!). 

História

No século XIX o ladrilho hidráulico foi muito utilizado pela civilização européia pela sua alta resistência e nível de customização. Sua função primária era revestimento em parede, mas isso mudou ao perceberem sua altíssima resistência. Sua principal característica é a produção artesanal, ou seja, peça por peça. Isso permite que haja um alto nível de customização nas peças, porém o processo é lento, o que encarece o produto.

aa42f9b6f02bdbabde821c77b18bc335 - Diferenças entre Ladrilho Hidráulico e Azulejo

Já o azulejo comum, deixou de ser fabricado de maneira artesanal em meados do século XX. Pela necessidade de haver um revestimento que fosse quase tão resistente ao ladrilho hidráulico, que poderia ser limpo mais facilmente, e que fosse produzido em massa (reduzindo seu custo por peça abruptamente). 

Produção do ladrilho hidráulico

Na produção do Ladrilho hidráulico, os desenhos com as cores são feitos antes do material passar por uma prensa, que é feita com um molde de bronze ou ferro. Possuem geralmente uma espessura maior do que os azulejos comuns, proporcionando uma alta resistência mecânica, porém são muito porosos, sendo necessário um tratamento com impermeabilizante (resina acrílica é muito utilizada) caso esteja pensando em utilizá-lo na varanda ou no banheiro.

Uma curiosidade: o processo do ladrilho hidráulico é o mesmo até hoje!

Vídeo abaixo com detalhes sobre a produção.

Produção do azulejo

O azulejo comum possui uma menor espessura e conta com uma das faces vidrada, por conta de um esmalte, que o torna impermeável e brilhante. Com relevo ou liso, tem baixo custo e é utilizado em grande quantidade.

Vídeo abaixo sobre a produção de azulejos da marca Portobelo.

Aplicação

Uma grande diferença entre eles é a forma de aplicação. Enquanto o azulejo precisa de rejunte, por ser um material que pode dilatar bastante, o Ladrilho hidráulico não. Ambos são assentados em argamassa conforme onde será utilizado. 

As argamassas mais comuns são:

 – AC-1 (Utilizada em projetos de interiores, com exceção das aplicações em saunas, estufas e superfícies com acabamento diferenciado.)

– AC-2 (Usadas em projetos externos, com características de aderência resistentes a chuva, vento e cargas.)

– AC-3 (A mais resistente de todas. Apresenta maior aderência e resistência entre as tensões de materiais entre a cola e revestimento. Recomendada para utilização em fachadas, saunas, piscinas e espaços do gênero que não recebam insolação direta.).

Diferenças

Para uma melhor visualização vamos apontá-las em esquemas.

Ladrilho Hidráulico:

  • Custo alto
  • Processo artesanal (maior variedade de customização, porém processo mais lento)
  • Maior espessura
  • Não necessita de rejunte (junta seca)
  • Necessita de impermeabilização e de uma manutenção com cera incolor líquida para mantê-lo conservado

Azulejo:

  • Custo baixo
  • Processo industrial (menor variedade de customização, porém o processo é rápido).
  • Menor espessura
  • Necessita de rejunte
  • Pouca manutenção

Alguma vez você ja se perguntou quais eram as diferenças?! Espero que não tenham ficado dúvidas, e se ficou pergunte abaixo! Estarei a disposição para respondê-las. =D

Créditos de Imagens:

IMG 01 – mosaicosamazonas

IMG 02 – mosaicosamazonas

IMG 03 – myfancyhouse

IMG 04 – bathroomilianamagazine

IMG 05 – diynetwork

IMG 06 – oazulejista

IMG 07 – mycoolkitchen

IMG 08 – dreambathroomsideas

IMG 09 – houzz

IMG 10 – casa.abril

IMG 11 – fabio7864

IMG 12 – fogoarte

 

Sair da versão mobile