Como pode ser possível pintar sozinho uma parede de quarto, sala, escritório e porque não também pintar a própria cozinha, lavanderia ou até o banheiro de sua casa? A proposta de hoje é te orientar de modo simples para que você Pinte Sua Casa Em 5 Passos
Quando se trata de reformar, seja uma casa, loja ou escritório, nada como uma nova pintura de parede para dar aquela sensação de limpeza ou de transformação daquele espaço. Pensando nisso, reunimos 05 etapas principais para pintar qualquer ambiente!
Porém, antes de começar a pintar…
1. Planeje-se
Um bom planejamento é a palavra-chave para quem busca economizar, ou quer evitar qualquer imprevisto. Com isso é possível diminuir o desperdício durante a compra de materiais bem como a contratação de mão-de-obra. Por isso, ao contratar bons profissionais da área (arquitetos ou designers) você pode sim sair economizando, visto que haverá um estudo estratégico que envolve planejamento e análise sobre a melhor alternativa visando custo-benefício para cada cliente.
2. Tenha os materiais necessários
Materiais Básicos e necessários para pintura de parede:
- Panos: para limpeza da parede e também para auxiliar se necessário durante a pintura.
- Lixas: para etapa de preparo da superfície antes de pintar
- Lonas/ jornais/papelão: materiais para proteger o piso de respingos de tinta
- Fita crepe: para proteger quinas, esquadrias, interruptores, tomadas e rodapés para melhor acabamento;
- Máscara de proteção: dependendo do tipo de tinta é importante se proteger!
- Galões de Tintas: deve ser calculado a quantidade necessária. Aqui temos um exemplo de como calcular quantidade de tinta por m². Porém, caso queira algo mais prático, use uma calculadora de tinta online.
- Pincéis: para pintura de detalhes, como as áreas das bordas da parede, para se ter maior precisão
- Rolo de pintura: para pintar áreas maiores
- Cabo de extensão de rolo: para superfícies mais altas e de difícil acesso, pode ser um cabo de vassoura;
- Bandeja: para auxiliar em espalhar a tinta e evitar excesso no rolo
- Escada;
Outros materiais importantes:
- Massa corrida: pra tapar possíveis buracos,
- Espátula: para aplicar a massa corrida,
- Misturador de tinta;
- Selador: preenche os poros da superfície e regulariza as imperfeições, aplica-se antes de passar massa corrida.
- Fundo preparador: tem a função de primer, de ser usado antes de reaplicar massa corrida e é indicado para paredes que estejam desgastadas e não são novas.
- Solventes: para remover a tinta dos pincéis, rolos e demais instrumentos.
3. Prepare a superfície
Antes de sair pintando por aí, verifique se a parede possui acabamento. Quando a superfície houver vestígios de pintura que esteja descascando, é recomendado retirar essa camada com auxílio de lixa ou espátula. Também, antes de começar a pintar é necessário que se faça reparos quando houver alguma danificação da parede, como furos ou rachaduras. Lembre-se que para uma pintura homogênea, a parede deve estar limpa, seca e livre de detritos soltos (fuligem, por exemplo). Saiba como preparar uma parede antes de pintar. A seguir temos alguns exemplos de tipos de parede conforme os tipos de acabamento ou materialidade, que devem ser considerados para a escolha do tipo de tinta e sua quantidade:
- Tijolo à vista;
- Parede com reboco;
- Parede já pintada; (neste caso é necessário retirar a pintura com lixa. Se tiver uma cor muito escura, deve ser feita a primeira demão com tinta branca para não interferir na tonalidade da nova cor escolhida);
- Com revestimentos; (cerâmico, pastilhas de vidro,azulejos, etc);
- Parede de madeira; (nestes casos, exige uma maior quantidade de tinta visto que a madeira absorve mais tinta);
- Parede com acabamento metálico (como é o caso de projetos feitos com contêiner, por exemplo)
Tipos de pintura
O modo de pintar determinada superfície, como visto acima, vai influenciar também nos instrumentos e tipos de tinta a serem utilizadas. Os instrumentos para pintura mais comuns são:
Conforme o acessório de pintura utilizado, existem diferenças entre economia, porcentagem de desperdício e habilidade necessária para manuseio:
- Rolo de pintura: serve para diferentes superfícies (lisas, ásperas, rugosa, entre outras). Característica: de 10 a 20% de perda de tinta
- Pincel: servem para acabamentos em paredes, metais, madeiras e em áreas de difícil acesso. As cerdas variam conforme o tipo de tinta (como verniz, látex, acrílica, entre outras). Característica: de 05 a 10% de perda de tinta
- Pistola: permitem trabalhos mais rápidos e com ótimos acabamentos. Característica: Pistola Pneumática de 20 a 30% de perda de tinta, Pistola Airless de 10 a 20% de perda de tinta;
4. Agora sim, pinte! Simples assim:
5. "Não me toque"
Depois de finalizar, é necessário um tempo para secagem. Verifique o tempo indicado pelo fabricante, pois pode variar. Para que fique com melhor acabamento, o ideal é aplicar uma segunda demão (camada de tinta). Após finalizar a pintura, lembre-se de fazer a limpeza dos pincéis, rolos e demais equipamentos utilizados para que possam ser reaproveitados, novinhos em folha. Conforme o tipo de tinta utilizada, recomenda-se o uso de solventes como aguarrás ou thinner, por exemplo.
Dica extra:
Os fornecedores de materiais de construção, bem como as empresas fabricantes de tintas e pincéis podem fornecer algumas recomendações e dicas em seus sites e lojas físicas.
Depois dessas dicas esperamos que tenha ajudado a pensar em como pintar uma parede de uma forma econômica e com qualidade.
Crédito das imagens: AmaurySalas; russn_fckr; rawpixel; Comprarpedia; Lowes;
organicsnewsbrasil; diynetwork; fitipaldi; bobvila;